O deputado estadual Roberto Cidade (UB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira, 15/4, para denunciar a concessionária Amazonas Energia que há 10 dias não consegue resolver um problema técnico que deixou grande parte da zona rural de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) sem o abastecimento regular de energia elétrica. Ao todo, 15 comunidades foram afetadas e, até o momento, a população permanece prejudicada.
“É inadmissível que a população esteja há 10 dias sem energia e, o pior, sem previsão de que o serviço seja restabelecido. Estou encaminhando um requerimento à concessionária cobrando a realização dos reparos de forma imediata e também buscando saber o que aconteceu. É preciso se antecipar aos problemas. O que não pode é que a população continue afetada dessa forma. Até agora, a Amazonas Energia ainda não tem uma solução e os cidadãos continuam prejudicados”, reclamou.
Foram afetadas com a interrupção no fornecimento de energia elétrica as comunidades de: Capanã, Água Azul, Boa Esperança, Democracia, Monte Horebe, Monte Sião, Praia de Nazaré, Santa Maria, Terra Preta, Urucuri, Pandegal, Santa Eva, Terra Preta, Vista Alegre e Jatuarana.
Na ocasião, a concessionária Amazonas Energia informou, por meio de nota, que “no dia 5/4/2025, sábado, a partir de 10h, ocorreu a interrupção não programada no fornecimento de energia afetando o município de Manicoré, na área rural. A interrupção ocorreu devido ao rompimento do cabo subaquático. Equipes estão atuando para restabelecer o sistema, mas ainda sem previsão devido à complexidade do rompimento do cabo, que fica no leito do rio”.
“Eles não podem soltar uma nota e depois simplesmente esquecerem do sofrimento da população. É um desrespeito isso que estão fazendo com a população de Manicoré e nós não deixaremos que essa situação se estenda ainda mais”, reiterou.
Apagões em Manaus
A vigilância em torno do mau serviço prestado pela Amazonas Energia é constante na atuação parlamentar de Cidade. No dia 11 de março, ele encaminhou expediente à Amazonas Energia solicitando informações detalhadas a respeito dos motivos que levaram ao “apagão” na cidade de Manaus e Região Metropolitana no dia 7 de março de 2025 e as medidas adotadas para evitar que novos eventos como aquele ocorram futuramente.
Na ocasião, Manaus e a Região Metropolitana sofreram uma interrupção de horas que afetou, aproximadamente, 1,5 milhão de pessoas, causando transtornos consideráveis à população e aos serviços essenciais.
“De lá para cá, outros ‘apagões’ foram registrados na cidade de Manaus e os problemas só se multiplicam. Quero lembrar à Amazonas Energia que esta Casa realizou uma Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, para investigar os desserviços e que esta Casa pode, mais uma vez, adotar medidas enérgicas para enquadrar essa empresa que não respeita a população amazonense”, afirmou.
Assessoria de Comunicação – Michele Gouvêa / 3183-4395
Foto – Rodrigo Brelaz
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Homem é preso em Manaus por aplicar golpes com venda de móveis planejados; prejuízo passa de R$ 93 mil
Manaus confirma primeira morte por dengue em 2025; Amazonas chega a dois óbitos neste ano
Manaus sedia estreia da festa “NO_S”, novo movimento da música eletrônica mundial
Inaugurou em Manaus o Anauê Jungle Chalés, empreendimento que traz requinte e estilo em meio à natureza
Joana Darc visita comunidade de Bom Suspiro, em Manicoré, e promete ações voltadas à causa animal e à valorização das mulheres
Justiça do Trabalho reconhece direito de greve dos rodoviários e determina circulação mínima de ônibus em Manaus