A Câmara Municipal de São Gabriel da Cachoeira (distante a 858 quilômetros de Manaus) concedeu, na noite desta quinta-feira (11/12), o título de Cidadão Gabrielense ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB). A outorga é a maior honraria daquele Parlamento e se deu em reconhecimento aos serviços prestados pelo deputado-presidente ao município mais indígena do Brasil.
No plenário da Casa Gabrielense, Roberto Cidade agradeceu aos parlamentares da Câmara de São Gabriel pela homenagem e disse que a honraria o motiva ainda mais trabalhar pelo interior do Amazonas.
“Uma honra receber o título desse município tão grande. Gratidão a todos os vereadores. A partir de hoje, a missão é mais árdua: a de trabalhar ainda mais por esse município. Sempre penso nos municípios mais longínquos do Estado. Essa honraria aumenta a minha responsabilidade em presidir a maior Casa Legislativa do Estado do Amazonas, a vontade de trabalhar pelo Amazonas, me motiva em seguir em frente, a fortalecer o poder legislativo de todo o estado”, declarou o deputado-presidente.
A propositura da honraria é de autoria do vereador Dieck Diógenes (Rede) e foi aprovada por unanimidade pelos vereadores da Casa Gabrielense. O parlamentar ressaltou que o título foi em agradecimento por todos os serviços prestados por Roberto Cidade à Câmara Municipal e ao município.
“O Roberto Cidade foi uma importante pessoa para a atualização do Regimento Interno da Câmara e da Lei Orgânica do Municípios, que pela primeira vez na história rege sobre pautas indígenas”, destacou o parlamentar gabrielense.
Por autorização de Roberto Cidade, o Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI) da Assembleia Legislativa, possibilitou a atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal e a Lei Orgânica do Município, e parcerias técnicas, por meio do Fórum Estadual das Casas Legislativas (Feclam).
Título
De acordo com o Decreto Legislativo nº 033, assinado pelo presidente da Câmara, Messias Ambrósio de Souza, no dia 11 de setembro de 2025, o título leva em consideração a atuação de Roberto Cidade na revisão da Lei Orgânica do município e na atualização do Regimento Interno da Câmara Municipal, além da destinação de emendas parlamentares voltadas ao fortalecimento do setor primário local.
O texto do decreto também destaca o papel exercido pelo deputado à frente da presidência da Aleam em votações consideradas essenciais, especialmente durante o período da pandemia de Covid-19, bem como na aprovação de medidas econômicas, como auxílios emergenciais e permanentes direcionados às famílias amazonenses.
Outro ponto ressaltado na homenagem é a destinação de R$ 160 milhões em recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Estado do Amazonas, que possibilitou aos municípios a execução de ações voltadas ao enfrentamento da pandemia, garantindo suporte financeiro e estrutural às administrações locais.
Setor primário
Pela parte da tarde, na terra conhecida como “Cabeça do Cachorro”, Roberto Cidade acompanhou o secretário-executivo da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Ricelli Pontes, durante entrega de implementos agrícolas para produtores rurais do município. O investimento de aproximadamente R$ 400 mil irá beneficiar 500 trabalhadores, que atuam na produção de farinha.
Foram entregues Motocultivadores (tratoritos), mangueira de irrigação, forno de farinha, motor estacionário, micro-caminhão, caixas de isopor.
(Foto – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dados apontam circulação dos principais vírus respiratórios no Amazonas
PMAM lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de mulheres da corporação
Governador Wilson Lima entrega 2 mil óculos e reforça atendimento oftalmológico no Amazonas
DJ J Maia traz vibe de Ibiza para festa “LOVE XMAS” nesta sexta (19) em Manaus
Vacina contra bronquiolite está disponível para gestantes em 148 unidades da Prefeitura de Manaus
Ministério Público obtém condenação de dois réus no primeiro julgamento de Massacre do Compaj