Neste sábado, dia 26 de julho de 2025, às 10h, o projeto Roda de Conversa COP-30, recebe o poeta, ensaísta e membro da Academia Amazonense de Letras, Tenório Telles, com o tema: ‘Amazônia: Encantarias da Palavra’.
Desde o início, a editora Valer firmou um compromisso com a sociedade amazonense: desvendá-la. O meio para fazer isso é a publicação de livros com temáticas amazônicas, e dando espaço para autores e pesquisadores das Amazônias.
Segundo a professora doutora em Filosofia Neiza Teixeira, coordenadora editorial da Valer, para esse ciclo do Roda de Conversa estava faltando o espaço da literatura produzida no Amazonas e nada mais significativo do que trazer Tenório Telles, que é um escritor, professor, editor e pesquisador com forte atuação na cultura e literatura brasileira.
“Nós temos uma literatura robusta produzida no Amazonas, o que se revelou com as edições levadas a cabo pela editora Valer, sob a coordenação editorial de Tenório Telles, e, também, o que o tornou um especialista na área”, ressaltou Neiza.
Tenório se destacou ao longo dos anos por seu trabalho na promoção da leitura e valorização da literatura regional.
É autor de diversos livros e artigos sobre literatura, educação e cultura, além de ter exercido funções em órgãos públicos e instituições voltadas ao fomento da produção literária.
Roda de Conversa
O ‘Roda de Conversa’ reúne pessoas influentes, pesquisadores, professores, estudantes e o público em geral, para debater temas de interesse cultural, literário, filosófico, científico ou de pesquisa.
O objetivo é estimular o diálogo aberto, promover a reflexão conjunta, construir coletivamente conhecimento, desenvolver empatia e explorar soluções para desafios comuns.
Sobre Tenório Telles
Tenório Nunes Telles de Menezes nasceu em Anori (AM) em 1963. É professor doutor em Literatura e Crítica Literária pela PUC – SP, é graduado em Letras e em Direito pela Universidade Federal do Amazonas.
Membro da Academia Amazonense de Letras, é o terceiro ocupante da Cadeira n.º 16, eleito em 27 de abril de 2001, na sucessão de João Chrysóstomo de Oliveira, e recebido em 21 de outubro de 2001 pelo acadêmico Ruy Alberto Costa Lins. Trata-se da Cadeira originalmente patrocinada por José do Patrocínio, da qual foi fundador João Leda.
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus vai sediar grande encontro de estudantes indígenas sobre justiça climática e direitos humanos em agosto
PMs e guarda municipal suspeitos de estuprar indígena são presos após pedido de prisão preventiva do MPAM
‘Alexandrina — Um relâmpago’ chega ao Solar Festival 2025, na Suíça
Após encarada, Jungle Classic 11 Jiu-Jitsu acontece neste sábado (26/07), no Studio 5
Roda de conversa com Tenório Telles traz o tema ‘Amazônia: Encantarias da palavra’, neste sábado (26), na Valer Teatro
Governo do Amazonas promove 2º Feirão Amazonas Meu Lar com subsídios de até R$ 35 mil para habitação popular