O mês de março para a Igreja Católica é especial, tendo em vista que é dedicado a São José, santo que possui forte devoção em Manaus (Am). Assim, março é considerado Mês Josefino. Nesse sentido, o Santuário Arquidiocesano São José Operário celebra, em sintonia com a Arquidiocese de Manaus, na próxima quarta-feira, 19/03, a “Solenidade de São José, Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria”.
Este momento de fé será marcado por novenas nos seguintes horários: 6h (Dom Zenildo Lima, Bispo Auxiliar de Manaus); 9h (P. Helton Luiz de Souza, Pároco-Reitor do Santuário Nossa Senhora de Fátima); 12h (Dom Joaquim Hudson Ribeiro, Bispo Auxiliar de Manaus); 16h (P. Francisco Lima, Pároco-Reitor do Santuário São José) e 19h (Dom Samuel Lima, Bispo Auxiliar de Manaus). Além da Procissão em homenagem ao Santo, a partir das 17h. Toda programação ocorre nas dependências do próprio Santuário, localizado no bairro Praça 14 de Janeiro, zona sul da capital amazonense.
Com o tema “José de Nazaré, Homem Justo e Esposo de Maria”, os fiéis serão convidados a compreender sempre mais a exemplaridade da vida de José e aprofundar sua fé como discípulos missionários de Jesus Cristo, conforme explica o Pároco-Reitor do Santuário, P. Francisco Lima, sdb.




“Quando celebramos a Solenidade de São José, em primeiro lugar, situamos José na sua relação íntima e inseparável com a Encarnação, ou seja, o mistério pelo qual o Filho de Deus se fez carne e habitou entre nós, assumindo em tudo a nossa condição humana, menos o pecado. Desse modo, imediatamente relacionamos São José com Jesus, de quem ele é pai adotivo; com Maria, de quem ele é Esposo e, também, com toda a humanidade. Depois, o situamos na vida e missão da Igreja, porque depois de Maria, é a ele que honramos com maior devoção, por causa da sua fidelidade, testemunho e por ter colocado o seu projeto de vida totalmente a serviço da missão que Deus lhe confiou: ser o esposo de Maria e guardião do Redentor. José também se apresenta como nosso intercessor, porque sendo pai adotivo da Cabeça que é o Cristo, ele é também “pai espiritual” de todos os discípulos missionários do Senhor”, detalha.
Procissão
Para celebrar o santo que recebeu a missão de ser pai adotivo de Jesus, Patrono Universal da Igreja, Padroeiro dos Trabalhadores, Protetor e Guardião das Famílias e Patrono da Boa Morte, o Santuário realiza a tradicional Procissão, a partir das 17h, com saída do próprio Santuário, localizado na Av. Visconde de Porto Alegre, n° 806, bairro Praça 14 de Janeiro, zona Sul.
A caminhada de fé passará por ruas e avenidas adjacentes ao Santuário, percorrendo os bairros da Praça 14 de Janeiro, Centro e Cachoeirinha, com o seguinte percurso: Av. Visconde de Porto Alegre, Av. Sete de Setembro, Av. Castelo Branco, Rua Ramos Ferreira, Rua Duque de Caxias, finalizando com a solene missa e novena de encerramento na área externa do Santuário, presidida por Dom Samuel Ferreira Lima, Bispo Auxiliar de Manaus.
Este ano, pela primeira vez, a imagem de São José irá na berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, gentilmente cedida pelo P. Daniel Curnis e a Diretoria do Círio de Nazaré/Manaus. Além disso, haverá a presença da berlinda com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Catedral Metropolitana, num gesto bonito do pároco P. Flávio Gomes dos Santos.
Desta forma haverá simbolicamente a procissão de São José com sua Esposa, a Virgem Maria. Os devotos de Nossa Senhora da Conceição e de Nazaré são convidados para este momento mariano e josefino.
Tríduo
Com a finalidade de preparar os devotos para a grande Solenidade do “santo da quaresma”, o Santuário celebra entre os dias 16 a 18 de março um Tríduo. Iniciando no domingo, 16/03, com a missa às 18h, presida pelo Pároco-Reitor do Santuário com a apresentação do tema e do cartaz da festa; na segunda-feira, 17/03, às 19h, uma celebração da Palavra presida pelo P Amarildo Luciano da Silva, Pároco-Reitor do Santuário de Aparecida, com a reflexão sobre o tema da festa deste ano e na terça-feira, 18/03, às 19h, com missa sob a presidência do P. Flávio Gomes, Pároco da Catedral.
Temática
O tema escolhido para guiar a Solenidade deste ano menciona três títulos atribuídos a São José, além disso é por meio dessa temática que os fiéis serão estimulados a aprofundar ainda mais sobre espiritualidade josefina.
“O título ´”José de Nazaré” que se refere à cidade onde viveu a Sagrada Família. Lembremos que Jesus será chamado de “Nazareno”. A mãe de Jesus também é invocada com o título Maria de Nazaré. Portanto, podemos também dizer: José de Nazaré. No tempo em que viveu o escondimento nessa pequena vila na Galiléia, Jesus vive a experiência da “Escola Josefina e Mariana”, onde modela também sua humanidade, cultivando os valores da bondade, paciência, trabalho e o convívio familiar, conhecendo a dura realidade do seu povo e aprendendo o mesmo ofício de José. Por outro lado, o título “Homem Justo” tem uma grande valência bíblica, sendo a justiça entendida aqui no sentido do cumprimento pleno da vontade de Deus. Por fim, “Esposo de Maria”, porque José assume a guarda de Maria, mãe do Redentor, sendo ela a escolhida por ele próprio para ser sua esposa e viver com ela experiência da família”, enfatiza Pe. Francisco Lima, sdb.
Devoção
O Santuário manauara é conhecido como “Casa de José”, porque realiza, todo dia 19 de cada mês, há 25 anos, a Novena da Benção de São José, que é caracterizada por momentos de oração, partilha do Evangelho, reflexões e adoração ao Sacramento. As novenas reúnem fiéis de todas as zonas geográficas de Manaus e das cidades da região metropolitana. São José tem uma íntima e histórica relação com a cidade de Manaus e o Estado do Amazonas.
Também este ano, no mês de abril, os fiéis e devotos irão celebrar o 10º Aniversário da instalação do Santuário, por vontade querido e saudoso Dom Sérgio Eduardo Castriani, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Manaus.
Além disso, a devoção ao Santo é vivenciada no dia a dia nas atividades pastorais e demais celebrações realizadas com a comunidade paroquial.
Texto – Andrew Ericles
Fotos – Anderson Pardo/ Santuário Arquidiocesano São José Operário
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça encerra audiência de instrução de acusados por linchamento de motorista em Manaus
Mais de 40 produtores participam da Feira de Agricultura Familiar neste sábado
Open Internacional de Luta Livre Profissional acontece dia 27 de abril e inscrições promocionais estão abertas
Lei de Roberto Cidade busca desmistificar epilepsia e contribuir para a qualidade de vida do paciente
Criação do Mosaico do Baixo Rio Madeira impulsiona ações de conservação e fortalecimento territorial no Interflúvio Madeira-Purus
Matuê apresenta sua nova turnê “333” em Manaus neste final de semana