Na manhã desta segunda-feira (02/02), durante reunião entre o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), a autarquia confirmou o repasse de recursos para a continuidade e finalização do projeto de inteligência artificial VitórIA, iniciativa do Laboratório de Inovação do parquet (iMPacta Lab).
A reunião contou com as presenças da procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque; do promotor de Justiça e coordenador do iMPacta Lab, Jefferson Neves de Carvalho; e do servidor do MPAM, Edinaldo Carvalho; tendo como anfitriões o superintendente da Suframa Bosco Saraiva e o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira.
O projeto, que é uma iniciativa do IMPacta Lab, vem sendo desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico do Amazonas (INDT) e está habilitado a receber recursos da Lei de Informática da ZFM, incentivo fiscal para fins de desenvolvimento tecnológico e de inovação. O VitórIA é uma ferramenta de busca de bases jurídicas, sistematização de textos e transcrição de áudios e vídeos que visa contribuir para a otimização da atuação ministerial.
“Nós precisamos de aditivos para a segunda fase, relativa ao estágio de transcrição de textos e à compra de equipamentos. Nós ficamos muito felizes com o que foi alinhado hoje, pois é muito importante ver este projeto em execução”, comentou a PGJ.
Durante a reunião, o superintendente também confirmou fundos orçamentários para a inteligência artificial Arumã, do Centro de Apoio Operacional de Inteligência e Combate ao Crime Organizado (Caocrimo-Gaeco). O projeto tem como objetivo aprimorar e fortalecer as investigações do centro, a partir do uso de tecnologias, aquisição de ferramentas de ponta e da criação de uma plataforma de análise de dados e georreferenciamento.
“O superintendente Bosco Saraiva nos confirmou a disponibilização dos recursos, então, em breve, daremos início à segunda fase do projeto VitórIA. Também estamos levando para a aprovação, junto a Suframa, o Arumã, que será muito importante para o combate ao crime organizado”, destacou o promotor Jefferson Neves.
Texto: Vanessa Adna
Foto: Ulisses Farias


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Manaus é a melhor capital brasileira nos indicadores de Meio Ambiente do Ranking de Competitividade dos Municípios
Suframa confirma recursos para segunda fase do projeto de inteligência artificial VitórIA, do MPAM
Roberto Cidade reforça compromisso com Autazes em assinatura de contrato de recuperação de trecho da AM-254
Corinthians vence Flamengo e é bicampeão da Supercopa Rei
PL de Roberto Cidade fortalece transporte fluvial no Amazonas com criação da Escola de Aquaviários
Projeto de Lei de Roberto Cidade propõe notificação eletrônica de veículos removidos