Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado pelo FBI como o atirador de Bethel Park, Pensilvânia, que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump no sábado, 13 de julho, durante um comício eleitoral.
Crooks foi baleado e morto pelo Serviço Secreto americano pouco depois de disparar em direção ao palco onde Trump discursava. O FBI informou que investiga a motivação do ataque, que resultou na morte de um espectador e deixou outros dois gravemente feridos.
Registros eleitorais estaduais mostram que Crooks era um republicano registrado. A eleição de 5 de novembro seria a primeira em que ele teria idade para votar. Entretanto, a Reuters informou que, aos 17 anos, Crooks fez uma doação de 15 dólares ao ActBlue, um comitê de ação política que arrecada fundos para políticos de esquerda e democratas, especificamente para o Progressive Turnout Project, um grupo que mobiliza eleitores democratas.
Crooks morava a cerca de uma hora de distância do local do atentado em Butler. Segundo a imprensa internacional, ele estava em um telhado fora do perímetro do comício e utilizou uma arma do tipo AR-15, disparando oito tiros antes de ser abatido pelos agentes do Serviço Secreto. Trump informou que a bala perfurou a parte superior de sua orelha direita e que ele passa bem.
Perfil de Thomas Matthew Crooks
Thomas Matthew Crooks vivia a aproximadamente uma hora do local do tiroteio, em Butler, e não possuía antecedentes criminais. Segundo as autoridades locais, Crooks não levava nenhuma identificação consigo no momento do ataque e foi identificado por outros métodos.
Após o incidente, o pai de Crooks, Matthew Crooks, de 53 anos, afirmou que estava tentando entender “o que estava acontecendo” e que esperaria para falar com a polícia antes de comentar sobre o filho.
Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School e recebeu um prêmio de 500 dólares da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, de acordo com o jornal The New York Times. Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022, citado pelo jornal, mostra Crooks recebendo seu diploma do ensino médio sob aplausos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça do Trabalho reconhece direito de greve dos rodoviários e determina circulação mínima de ônibus em Manaus
Justiça atende pedido do Ministério Público e mantém pagamento em dinheiro da passagem de ônibus
Atuação do MP assegura penalidade por presença de adolescentes e venda de álcool em festa na zona norte de Manaus
Ipaam registra queda de 52,46% no desmatamento e 64,72% nos focos de calor no mês de junho
Festival Ayédùn Artes Integradas estreia em Manaus com celebração performática da arte como cura e resistência
No Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deputado Roberto Cidade destaca leis de sua autoria em defesa da igualdade