Thomas Matthew Crooks, de 20 anos, foi identificado pelo FBI como o atirador de Bethel Park, Pensilvânia, que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump no sábado, 13 de julho, durante um comício eleitoral.
Crooks foi baleado e morto pelo Serviço Secreto americano pouco depois de disparar em direção ao palco onde Trump discursava. O FBI informou que investiga a motivação do ataque, que resultou na morte de um espectador e deixou outros dois gravemente feridos.
Registros eleitorais estaduais mostram que Crooks era um republicano registrado. A eleição de 5 de novembro seria a primeira em que ele teria idade para votar. Entretanto, a Reuters informou que, aos 17 anos, Crooks fez uma doação de 15 dólares ao ActBlue, um comitê de ação política que arrecada fundos para políticos de esquerda e democratas, especificamente para o Progressive Turnout Project, um grupo que mobiliza eleitores democratas.
Crooks morava a cerca de uma hora de distância do local do atentado em Butler. Segundo a imprensa internacional, ele estava em um telhado fora do perímetro do comício e utilizou uma arma do tipo AR-15, disparando oito tiros antes de ser abatido pelos agentes do Serviço Secreto. Trump informou que a bala perfurou a parte superior de sua orelha direita e que ele passa bem.
Perfil de Thomas Matthew Crooks
Thomas Matthew Crooks vivia a aproximadamente uma hora do local do tiroteio, em Butler, e não possuía antecedentes criminais. Segundo as autoridades locais, Crooks não levava nenhuma identificação consigo no momento do ataque e foi identificado por outros métodos.
Após o incidente, o pai de Crooks, Matthew Crooks, de 53 anos, afirmou que estava tentando entender “o que estava acontecendo” e que esperaria para falar com a polícia antes de comentar sobre o filho.
Crooks se formou em 2022 na Bethel Park High School e recebeu um prêmio de 500 dólares da Iniciativa Nacional de Matemática e Ciências, de acordo com o jornal The New York Times. Um vídeo da cerimônia de formatura de 2022, citado pelo jornal, mostra Crooks recebendo seu diploma do ensino médio sob aplausos.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Amazonas arrasta 62 medalhas e conquista Campeonato Brasileiro de Judô 2025 em Manaus
Amazonas terá sete representantes na delegação brasileira durante principal competição estudantil do mundo
‘Festival Batalha da Hora’ acontece neste domingo no Mercado de Origem da Amazônia
A influenciadora, dançarina e Embaixadora do Festival Folclórico de Parintins, anuncia para o Festival da Cunhã uma atração imperdível para a primeira
Ipaam e Ibama resgatam três salamandras exóticas ameaçadas de extinção e comercializadas ilegalmente no Brasil
Durante abertura da temporada bovina 2025, presidente Roberto Cidade destaca incremento econômico de Parintins com o 58º Festival Folclórico