Um traficante foi preso em flagrante na tarde desta segunda-feira (14) durante uma operação da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), na zona sul de Manaus. O homem, cuja identidade não foi revelada pela polícia, foi detido enquanto circulava pela rua 13 de Maio, no bairro Colônia Oliveira Machado, onde comandava uma “boca de fumo”.
De acordo com informações da Polícia Militar, a prisão aconteceu por volta das 13h, durante um patrulhamento de rotina na área. Os policiais desconfiaram da atitude suspeita do homem, que tentou fugir ao notar a aproximação da viatura. Ele foi rapidamente contido e, ao ser revistado, foi encontrado com uma pochete contendo diversas drogas, uma arma de fogo e dinheiro em espécie.
Leia também:
- Dez notas falsas de R$ 100 são apreendidas pela Polícia Federal nos Correios;
- Pastor é preso por abusar de adolescente em Manaus;
- Criança de 9 anos invade fazendinha e mata 23 animais no Paraná;
Drogas e arma apreendidas
No momento da prisão, os agentes encontraram com o suspeito 124 cigarros de maconha, além de 37 pequenas porções de oxi e 68 porções de cocaína. Além disso, foram apreendidas duas balanças de precisão, frequentemente usadas para pesar os entorpecentes antes da venda. A polícia também encontrou um revólver calibre .38, com três munições intactas, o que agrava a situação do criminoso, que também foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.
As drogas e o armamento indicam que o traficante estava envolvido em uma rede ativa de comércio ilegal na região, abastecendo a área com diversos tipos de entorpecentes. Segundo as investigações preliminares, ele gerenciava uma “boca de fumo” há algum tempo no bairro Colônia Oliveira Machado, um dos pontos críticos de tráfico de drogas na zona sul da capital.
Tentativa de fuga e ação policial
Ao tentar fugir dos policiais, o homem confirmou o comportamento típico de quem estava envolvido em atividades ilícitas, segundo o sargento da Rocam responsável pela operação. “Quando percebeu a aproximação da viatura, ele demonstrou nervosismo e tentou fugir, mas conseguimos detê-lo rapidamente”, afirmou o oficial.
Após ser preso, o suspeito foi conduzido ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi autuado pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. Ele ficará à disposição da Justiça enquanto as investigações prosseguem para identificar possíveis outros envolvidos no esquema de tráfico da região.
A operação desta segunda-feira faz parte de uma série de ações da Polícia Militar para combater o tráfico de drogas e diminuir os índices de violência na capital amazonense. A apreensão de drogas e armas, além da prisão de suspeitos, são passos importantes no combate às facções que operam na cidade. No entanto, a PM reconhece que o desafio ainda é grande, uma vez que novos pontos de venda de drogas surgem rapidamente, mesmo após operações de repressão.
A Rocam, que é conhecida por realizar operações ostensivas em áreas de alto risco, afirmou que seguirá com o patrulhamento intensivo na região e reforçou o pedido para que a população colabore com denúncias anônimas. O número 181, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), continua à disposição para receber informações que possam ajudar a polícia a combater o tráfico e outros crimes na cidade.
Foto: Divulgação
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Roberto Cidade reforça compromisso com iniciativas para minimizar os impactos dos extremos climáticos no Am
Vídeo; Polícia Civil cumpre mandado de prisão contra jornalista Alex Braga
Preta Gil recebe visita de Thiaguinho durante internação em hospital no Rio de Janeiro
Homem é encontrado desfigurado com recado ameaçador em muro de Manaus
USP volta ao topo do ranking em 2024 como melhor universidade da América Latina; veja lista
Fim da escala 6×1: entenda a proposta de redução da jornada de trabalho semanal