Vídeo; PMs são presos suspeitos de agredir comerciante em Manaus

PMs são presos suspeitos de agredir comerciante em Manaus; vídeo denuncia ação violenta

Quatro policiais militares foram presos na manhã deste sábado (14), em Manaus, após serem flagrados em um vídeo agredindo e detendo de forma irregular um comerciante no bairro Colônia Santo Antônio, Zona Norte da capital. A ação foi coordenada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM), com apoio da Polícia Militar, e ocorreu após a repercussão das imagens nas redes sociais.

O incidente ocorreu no início desta semana e foi registrado pelas câmeras de segurança do comércio. Nas imagens, é possível ver o comerciante sentado quando dois policiais entram no estabelecimento. Um deles dá um tapa no rosto do homem, enquanto o outro o imobiliza. Em seguida, o comerciante é retirado do local por um dos agentes, enquanto o outro faz uma espécie de vistoria no interior do comércio usando uma lanterna.

Leia também:

De acordo com o Ministério Público, após a abordagem, os policiais elaboraram um Boletim de Ocorrência (B.O.) relatando que o comerciante havia sido detido em via pública portando drogas. No documento, os agentes alegaram ainda que ele teria entregue mais entorpecentes durante a abordagem. No entanto, as investigações apontaram que essas informações eram falsas, e que a prisão ocorreu dentro do estabelecimento, sem indícios do envolvimento do comerciante com drogas.

Vídeo: Reprodução

Investigação e prisão

Com a divulgação do vídeo, o MP instaurou uma investigação por meio da Promotoria de Controle Externo da Atividade Policial (Proceap) e do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (Caocrimo). Os mandados de prisão preventiva dos policiais foram expedidos pelo juiz Fábio Lopes Alfaia e cumpridos na manhã deste sábado.

Segundo o MP, os policiais não sabiam que estavam sendo gravados. O vídeo foi crucial para desmontar a narrativa apresentada pelos agentes no B.O. e embasar as prisões.

Audiência e procedimentos

Os policiais devem passar por audiência de custódia ainda neste sábado no Fórum Henoch Reis, localizado no bairro São Francisco, Zona Sul de Manaus. A audiência não avaliará o mérito das acusações, mas verificará se o flagrante atendeu aos requisitos legais.

Caso a prisão seja homologada, os policiais deverão ser encaminhados a um quartel da Polícia Militar, onde permanecerão detidos enquanto avançam as investigações.

O Departamento de Disciplina da Polícia Militar acompanha o caso e deve instaurar um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para avaliar a conduta dos policiais envolvidos. Dependendo do resultado, eles podem ser expulsos da corporação.

Após o ocorrido, o comerciante decidiu fechar temporariamente seu estabelecimento, temendo represálias. Ele já foi ouvido pelas autoridades e aguarda desdobramentos das investigações.

📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.

Imagem: Reprodução

Categorias:
Compartilhe: