Mais de 50 mil sacas de areia e cimento estão sendo utilizadas para conter a erosão em uma área de 30 metros de profundidade no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus. A obra, em andamento nesta segunda-feira, 17/6, é realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), entre as ruas Umberto Lobato e Quitéria Nobre.
Segundo técnicos da Seminf, a erosão foi causada por ligações clandestinas que despejavam água no talude, aliadas ao período de chuvas intensas, que contribuíram para a sobrecarga e formação da cratera. O secretário da Seminf, Heliatan Botelho, destaca que a contenção em rip-rap ao longo de 100 metros nas laterais do igarapé está sendo finalizada, incluindo a construção de duas escadas hidráulicas com dissipador direcionado para o leito.
“Na gestão do prefeito David Almeida, 32 contenções de erosões foram realizadas. Entregamos para os moradores novas áreas de lazer e convivência que têm segurança e qualidade de vida. Além dessas, que já foram entregues, estamos trabalhando em muitas outras que estão em execução”, afirma Botelho.
Morador do Planalto há mais de 40 anos, o aposentado Licínio Celestino, de 73 anos, comemora as obras de infraestrutura na região. “Eu fui um dos primeiros moradores aqui do bairro Planalto e durante todo esse tempo ficamos sem infraestrutura. O asfalto, por exemplo, chegou só na gestão do prefeito David Almeida e agora a obra da erosão, que foi uma bênção. Eu estava apavorado com medo de chegar na minha casa. Mas agora vou até fazer um churrasco para os trabalhadores, para comemorar. Agradeço mais uma vez à prefeitura por tudo que está fazendo por nós”, relata.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“‘Você deveria morrer’: resposta de IA do Google choca usuários e viraliza na internet”
Radares de Manaus começam a multar a partir de janeiro de 2025
Prefeitura de Manaus oferta vacina antirrábica em rede de supermercados da capital
Bronzeamento artificial no calor amazônico: benefícios e malefícios
Procon Manaus orienta consumidores sobre direitos nos transportes rodoviário, aéreo e aquaviário
Senado aprova projeto que obriga planos de saúde a cobrir despesas de acompanhantes no parto