Na sexta-feira, 26 de julho, a arena do Sambódromo, localizada na zona centro-sul de Manaus, foi palco da primeira noite da grande disputa dos bois-bumbás no 66° Festival Folclórico do Amazonas. Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o festival tem como objetivo resgatar as tradições do folclore amazonense e promover a visibilidade e difusão da cultura local.
O evento teve início às 20h e contou com a emocionante disputa entre três bois: Clamor de um Povo, Brilhante e Galante de Manaus. Mais de 4 mil pessoas compareceram à arena para prestigiar as apresentações, que também foram transmitidas ao vivo pelo canal da Cultura do AM no YouTube.
Boi Clamor de um Povo
O boi Clamor de um Povo, fundado por Domingos Matos em 1996, apresentou um espetáculo inspirador. Com sua indumentária nas cores tradicionais do boi-bumbá (amarelo e preto), o grupo também incorporou as cores verde e azul, representando o tema “Amazônia de encantarias” neste ano. A sinhazinha do Clamor de um Povo, Nivea Caster, expressou sua satisfação em encantar os jurados e o público com lendas e histórias da floresta amazônica.

Boi Brilhante
Já o Boi Brilhante, criado em 1982 no bairro da Praça 14 de Janeiro, fez sua estreia no Festival Folclórico deste ano. O apresentador do grupo, Ornello Reis, com 12 anos de experiência em festivais folclóricos, trouxe sua energia para o sambódromo e emocionou o público com a tradição do boi de pano.

Boi Galante
Na emocionante primeira noite de disputa, o terceiro e último boi-bumbá a se apresentar foi o Galante, na arena montada na ferradura do sambódromo. Fundado em 1993 por um grupo de amigos no bairro Zumbi dos Palmares, na zona leste de Manaus, o Galante inicialmente era destinado ao entretenimento dos moradores locais. No entanto, sua participação logo se estendeu ao Festival Folclórico do Amazonas.
Nill Kellen Ferreira, representando o ítem Cunhã Poranga do boi Galante por três anos consecutivos, deslumbrou o público com suas indumentárias nas cores azul, vermelho e amarelo.

Neste sábado, 27 de julho, às 20h, é a vez das apresentações dos bois Tira Prosa, Corre Campo e Garanhão. A entrada é gratuita, e os amantes da cultura amazonense terão mais uma oportunidade de celebrar essa rica tradição.
Siga o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assembleia Legislativa do Amazonas recebe projetos sobre educação, saúde, direitos sociais e inovação
Maior fabricante de celulares da China chega ao Brasil como Jovi e inicia produção na Zona Franca de Manaus
Homem arranca ponta do dedo da namorada com mordida em ataque de ciúmes em Manaus
Festival Amazonas de Ópera inicia nova fase internacional com abertura em 15 de abril, em Manaus
Homem é preso por roubo na Zona Norte de Manaus enquanto cumpria pena por feminicídio
Segue em tramitação na Aleam, a proposta do deputado estadual Roberto Cidade que fortalece o empreendedorismo no interior do Estado