A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter e de propriedade do bilionário Elon Musk, anunciou neste sábado (17), que encerrará suas operações no Brasil “com efeito imediato”. A decisão foi tomada em resposta ao que a plataforma descreveu como “ordens de censura” emitidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo a rede social, a medida não afetará a disponibilidade da plataforma no país. A empresa alega que Moraes ameaçou prender um de seus representantes legais no Brasil caso não fossem cumpridas as ordens judiciais para a remoção de conteúdos específicos.
“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, afirmou a plataforma em comunicado.
A empresa destacou que a decisão de encerrar as operações visa proteger a segurança de sua equipe no Brasil. “A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer – democracia ou Alexandre de Moraes”, concluiu o comunicado.
O ministro Alexandre de Moraes havia determinado o bloqueio de algumas contas na plataforma, incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos-ES), no âmbito do inquérito das milícias digitais, que investiga a divulgação de fake news e discurso de ódio durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com as “ordens secretas” de Moraes, o oficial de Justiça teria feito diversas tentativas de intimar os representantes legais da plataforma, sem sucesso.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Soco e xingamentos: tumulto marca empate entre Atlético-MG e Botafogo
Leandro Hassum estrela como Silvio Santos em filme que revela os bastidores do programa
Homem é perseguido e morto a facadas no centro de Manaus
Com marcas de tortura, corpo é encontrado em beco na zona oeste de Manaus
Flamengo vira sobre o Cuiabá e mantém sonho no Brasileirão
Ato público da prefeitura contra o feminicídio reúne mulheres no CSU do Parque 10