A capital amazonense amanheceu novamente encoberta por uma densa camada de fumaça nesta quinta-feira, resultado das queimadas que assolam a região. Este é o segundo episódio em apenas dez dias, refletindo um cenário ambiental crítico no estado do Amazonas.
De acordo com dados divulgados pelo governo estadual, a combinação de seca dos rios e queimadas tem gerado um impacto devastador. No mês anterior, o Amazonas já havia registrado recordes de focos de incêndio, e entre 1º e 18 de setembro, foram contabilizadas 5.033 queimadas, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O monitoramento do Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva) revelou que a qualidade do ar em Manaus é considerada péssima em alguns bairros. No bairro Aparecida, na Zona Sul, a qualidade do ar chegou a alarmantes 207 µg/m³ por volta das 7h30 desta quinta-feira, muito acima do limite considerado seguro, que é entre 0 e 25 µg/m³.
LEIA TAMBÉM
- Força Nacional vai combater incêndios florestais em seis estados
- Incêndio de grandes proporções atinge comunidade na Zona Leste de Manaus
- Manaus bate novo recorde de calor do ano, nesta quarta-feira (18)
- Ponta Negra é interditada para banho no rio Negro
A situação levou o governador Wilson Lima a declarar estado de emergência em todos os 62 municípios do Amazonas devido à seca severa e às queimadas. Além disso, foi decretada situação de emergência em saúde pública em razão do período de vazante dos rios. Até o momento, a seca já impacta mais de 460 mil pessoas, e a previsão é de que a situação piore ainda mais ao longo do ano
O governo estadual prevê que o Amazonas enfrente uma seca severa este ano, possivelmente pior do que a de 2023, quando o Rio Negro atingiu o nível mais baixo dos últimos 120 anos.
A Secretaria de Meio Ambiente do Amazonas (Sema) e a Defesa Civil do Amazonas foram contatadas para fornecer mais informações sobre a nova onda de fumaça, mas ainda não se pronunciaram.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Princesa do Solimões anuncia Mastrillo Veiga como técnico para 2025
Juarez Lima, gênio das alegorias do Festival de Parintins, morre aos 58 anos na Áustria
NEMA 2024: Confira tudo o que vai rolar nesta edição da Corrida-Show
Câncer Infantil: Roberto Cidade reforça Leis de sua autoria que fortalecem combate à doença
Gabaritos individuais do concurso da CMM são republicados e novo prazo para recursos é anunciado
Três veículos colidem na BR-174; carreta pega fogo em grave acidente