A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) anunciou o início do período de defeso para oito espécies de pescado no Amazonas a partir de sexta-feira, 15 de novembro, seguindo até 15 de março de 2025. Nesse período, a pesca e a comercialização de aruanã, caparari, surubim, matrinxã, pirapitinga, mapará, sardinha e pacu estão proibidas, a menos que haja comprovação de que o pescado foi capturado e armazenado antes da restrição.
Declaração de Estoque
Empresas que possuem estoque dessas espécies devem apresentar uma declaração formal até o segundo dia útil do período de defeso, ou seja, até o dia 19 de novembro de 2024. A declaração deve ser submetida ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) para as espécies caparari e surubim, e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para as demais, conforme a Resolução nº 21/2015 do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cemaam).
Defeso de outras espécies
Outras espécies também estão em regime de proteção. A pesca do pirarucu é permitida apenas em áreas manejadas, com autorização do Ibama, seguindo rigorosas normas de quantidade e procedência. A captura de pirarucu ocorre de 1º de junho a 30 de novembro, exceto fora das áreas específicas de manejo.
Já o tambaqui está em defeso desde 1º de outubro de 2024, com proteção até 31 de março de 2025, seguindo as diretrizes ambientais estaduais.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
(Foto de capa: Divulgação SEPROR)
➡️Mais informações sobre o Meio Ambiente, você encontra aqui.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Trio flagrado com R$ 2,5 milhões em shopping de Manaus responde em liberdade; Justiça detalha atuação de cada suspeito
Caso Benício: médica é citada por três testemunhas por suposta tentativa de apagar erro em prontuário, diz polícia
Definidos os grupos da Copa do Mundo de 2026; Brasil estreia contra o Haiti em 13 de junho
Mulheres protestam em todo o Brasil contra o feminicídio e a violência de gênero neste domingo (7)
Autorização para retirada gratuita de absorventes já pode ser emitida nas unidades de saúde de Manaus
Prefeitura de Manaus orienta candidatos que farão as provas do concurso da Semed neste domingo