O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, visa aumentar a conscientização sobre essa condição que afeta milhões de pessoas no mundo. Em meio a iniciativas de prevenção e tratamento, a nutrição se destaca como uma ferramenta fundamental na gestão dessa doença. Em particular, a inclusão de alimentos regionais da Amazônia pode oferecer benefícios significativos para os pacientes.
Tucumã, cupuaçu, açaí, jambu, banana pacovã, castanha e farinha do uarini não são apenas saborosos, mas também ricos em nutrientes que podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue. A utilização desses produtos na dieta de pessoas diabéticas tem sido defendida por especialistas na área.
Manuela Marinho, responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE, ressalta a importância de incorporar esses alimentos regionais na dieta. “A inclusão de produtos como a banana pacovã, rica em fibras, e o tucumã, que possui gorduras saudáveis, costuma proporcionar resultados satisfatórios no controle glicêmico. Além de nutritivos, eles são parte da cultura local e podem ser facilmente acessíveis aos pacientes”, afirma.
“A combinação correta dos alimentos contribui de forma significativa para o controle da glicemia. A farinha de mandioca e a banana, por exemplo, não são indicados para quem tem diabetes. Porém, quando utilizados dentro de uma estratégia nutricional, podem ser consumidos de forma segura por diabéticos”, complementa.
Durante o mês de novembro, a Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE promove ações educativas sobre diabetes, com foco na nutrição e prevenção. A iniciativa inclui palestras, consultas nutricionais e oficinas culinárias, onde são abordadas as melhores práticas alimentares para o controle da doença.
“Queremos desmistificar a alimentação do diabético, mostrando como é possível ter uma dieta saborosa e saudável utilizando alimentos do dia a dia. Nossa meta é empoderar as pessoas com informações e recursos para que possam gerenciar sua condição de forma eficaz”, completa a especialista.
Conheça os serviços da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE
Os atendimentos oferecidos são avaliação, diagnóstico e laudo nutricional; orientação alimentar individualizada; acompanhamento nutricional nos ciclos normais da vida; orientação nutricional em doenças como diabetes, hipertensão, anemias, gastrite, osteoporose e outras patologias; e programa nutricional de acolhimento a pessoas com diabetes tipo 2. Os agendamentos devem ser feitos por meio do WhatsApp (92) 3212-5169 ou na própria Clínica-Escola, localizada na Av. Getúlio Vargas, 720, Centro.
O local oferece aos estudantes a oportunidade de aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos durante o curso por meio de atendimentos supervisionados e programas educativos. Esse ambiente permite que futuros profissionais desenvolvam habilidades práticas e aprofundem sua compreensão sobre a influência da nutrição na saúde dos pacientes.
➡️Mais notícias sobre Saude&Bem-Estar, você encontra aqui.
(Foto de capa: Divulgação)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Dia Mundial do Diabetes: a importância da nutrição no tratamento da doença
Chegada do Papai Noel no “Natal de Luz e Esperança” do Shopping Cidade Leste acontece no dia 28 de novembro
Espetáculo ‘Um Sonho de Natal’ estreia dia 14 de dezembro na Nova Igreja Batista
Vacina contra gripe está disponível para população geral em Manaus
Prefeitura amplia ações contra lixeiras viciadas e promove conscientização ambiental em Manaus
Legislação de combate a violência contra a mulher ganha reforço a partir de Leis de autoria do deputado Roberto Cidade