O Barco Hospital São João XXIII iniciou sua primeira expedição de saúde em Iranduba (a 27 km de Manaus), nesta quarta-feira (11/12), em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A ação, que vai até sábado (14/12), atende as comunidades Xiborena, Marchantaria e adjacências, com previsão de realizar 425 atendimentos, incluindo consultas, exames e cirurgias de média complexidade.
Com estrutura hospitalar completa, a embarcação foi construída pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT). As expedições ocorrerão duas vezes ao mês, conforme convênio firmado entre a entidade e o Governo do Amazonas. Segundo a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, o projeto visa ampliar o acesso à saúde para comunidades rurais e indígenas, sendo um exemplo de inclusão social.
Os serviços oferecidos incluem consultas com clínico-geral, dermatologista, dentista, ginecologista, oftalmologista e pediatra, além de exames como raio-X, mamografia e ultrassonografia. Também há vacinação e entrega de medicamentos. Duas ambulanchas acompanham a operação para transferências, caso necessário.
Para atendimento, é necessário apresentar cartão do SUS ou documento de identificação no local, onde será feita triagem para encaminhamento aos serviços.

➡️Mais notícias sobre Saúde, você encontra aqui.
(Foto de capa: Evandro Seixas/SES-AM)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus apreende 13 mil litros de bebidas em situação irregular na operação ‘Zero Metanol’
TCE-AM realiza ação pedagógica de monitoramento sobre políticas de proteção às mulheres
GAROTA VIP movimenta Manaus neste sábado (11)
Proposta de Roberto Cidade que coíbe trabalho infantil virtual é sancionada e coloca Amazonas na vanguarda da proteção digital de crianças e adolescentes
Wilson Lima propõe ao governo federal que considere o “custo amazônico” nos recursos do SUS para o estado
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Zero Metanol’ para fiscalizar comércios de bebidas na cidade