O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, nesta sexta-feira (24), a retirada imediata das algemas de 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos, após o pouso de emergência de uma aeronave norte-americana no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. A ação foi conduzida sob orientação do ministro Ricardo Lewandowski, que considerou o uso das algemas um desrespeito aos direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros.
De acordo com o comunicado oficial, a decisão foi comunicada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que determinou a mobilização de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para transportar os brasileiros de forma segura e digna ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte. A FAB destacou uma aeronave KC-30, com profissionais de saúde a bordo, para acompanhar o traslado.
A Polícia Federal recepcionou os passageiros deportados em Manaus e ordenou a retirada das algemas, reforçando que o procedimento foi adotado para garantir a soberania brasileira e o respeito aos direitos humanos. Os deportados receberam comida, colchões e acesso a chuveiros enquanto aguardavam o embarque na aeronave brasileira.
Essa situação reflete uma política mais dura dos Estados Unidos em relação à imigração, intensificada durante o governo Donald Trump. As deportações em massa começaram a ser implementadas como parte de uma estratégia de combate à imigração ilegal. Apesar disso, o governo brasileiro reiterou seu compromisso com a dignidade e os direitos dos cidadãos, independentemente do contexto de deportação.
➡️Mais notícias sobre Brasil, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia Civil do AM alerta idosos sobre golpes em agências bancárias e reforça medidas de prevenção
Ministério Público pede suspensão da venda de ingressos para o Festival de Parintins de 2026
Defensoria obtém decisão que garante alimentação e água às pessoas que passam por audiência de custódia no Amazonas
Prefeitura de Manaus encerra inscrições para concurso público da Semed nesta quarta-feira
Prefeito David Almeida vai apresentar na COP 30 projeto das ecobarreiras que retêm 300 toneladas de lixo nos igarapés de Manaus
Pesquisa do Procon Manaus aponta nova redução no valor médio da cesta básica em novembro