A T-Mobile anunciou que os iPhones estão agora aptos a participar dos testes da cobertura direta para celulares oferecida pela Starlink, empresa de internet via satélite da SpaceX. Anteriormente, apenas alguns smartphones Android estavam incluídos nos testes, mas a operadora ampliou a elegibilidade para dispositivos da Apple que possuam a versão mais recente do iOS 18.3.
A colaboração entre T-Mobile e SpaceX, liderada por Elon Musk, visa fornecer conectividade em áreas remotas dos Estados Unidos, onde a cobertura de redes terrestres é limitada ou inexistente. Após receber aprovação da Comissão Federal de Comunicações (FCC) em novembro de 2024, as empresas iniciaram testes experimentais da rede celular da Starlink. Atualmente, o foco está na oferta de serviços de “texto via satélite”, com planos de adicionar recursos de voz e dados no futuro.
Em setembro de 2024, a T-Mobile, em parceria com a SpaceX, realizou com sucesso o envio de um alerta de emergência via satélite Starlink, marcando a primeira vez que um alerta desse tipo foi transmitido por satélite nos EUA. O teste envolveu o envio de um aviso hipotético de evacuação para um satélite Starlink a 350 km de altitude, que então retransmitiu o alerta para uma área específica, alcançando um smartphone da T-Mobile em segundos.
A FCC destacou que essa colaboração representa a primeira autorização de uma parceria entre uma operadora de satélite e uma operadora sem fio para fornecer cobertura suplementar de telecomunicações a partir do espaço, utilizando bandas de espectro de uso flexível destinadas ao serviço terrestre. A iniciativa busca estender o alcance das redes sem fio para áreas remotas e eliminar “zonas mortas” de conectividade.
Com a inclusão dos iPhones nos testes, a T-Mobile e a SpaceX dão um passo significativo para ampliar o acesso à conectividade, garantindo que mais usuários possam se beneficiar da cobertura direta via satélite da Starlink, especialmente em regiões onde a infraestrutura tradicional de telecomunicações é insuficiente.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
➡️ Mais notícias sobre Ciência e Tecnologia, você encontra aqui.
Foto: REUTERS / Aly Song / File Photo
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja