O foguete sul-coreano HANBIT-Nano, lançado pela empresa Innospace, explodiu poucos minutos após a decolagem na Base de Alcântara, no Maranhão, na noite de segunda-feira (23). Este foi o primeiro voo comercial a partir de uma base brasileira e ocorreu às 22h13, mas uma anomalia fez com que o veículo colidisse com o solo, conforme informou a Força Aérea Brasileira (FAB).
O foguete, não tripulado, tinha 21,8 metros de comprimento, pesava 20 toneladas e transportava cinco pequenos satélites e três dispositivos experimentais desenvolvidos por instituições do Brasil e da Índia. A missão visava colocar esses artefatos em órbita da Terra, marcando um avanço na cooperação espacial internacional com uso da base brasileira.
Equipes da FAB e do Corpo de Bombeiros foram enviadas à área do acidente para analisar os destroços e investigar as causas da falha. A Innospace, responsável pelo veículo, também iniciou uma apuração técnica para identificar a origem da anomalia.
O lançamento do HANBIT-Nano sofreu sucessivos adiamentos. A previsão inicial era para novembro, mas problemas técnicos postergaram a missão para 17 de dezembro. Um novo contratempo remarcou o voo para o dia 19, e, posteriormente, para a segunda-feira (23), quando a decolagem finalmente ocorreu, resultando na explosão.
Apesar do insucesso, o episódio destaca o potencial estratégico da Base de Alcântara para operações espaciais, especialmente pela sua localização próxima à linha do Equador, fator que reduz o consumo de combustível nos lançamentos orbitais. O centro de lançamento é considerado um ativo valioso para futuras parcerias internacionais.
(Foto: MCTI)
➡️Mais notícias sobre Ciência & Tecnologia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.
Procon Manaus registra alta no gás de 13 kg e queda no de 8 kg em junho.
” Roberto Cidade participa da ação Amazonas por Elas e reforça compromisso com a saúde da mulher”
Governador Roberto Cidade anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de julho.
A Praia do Tupé é um paraíso de areias brancas.