O renomado cineasta brasileiro Cacá Diegues faleceu nesta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025, aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por sua filha, Isabel Diegues, à GloboNews. A causa da morte não foi divulgada.
Carlos José Fontes Diegues nasceu em Maceió, Alagoas, em 19 de maio de 1940. Aos 6 anos, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde cresceu no bairro de Botafogo. Estudou no Colégio Santo Inácio e, posteriormente, cursou Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Durante a universidade, envolveu-se com o movimento cineclubista e foi um dos fundadores do Cinema Novo, movimento que revolucionou o cinema brasileiro nas décadas de 1950 e 1960.
Ao longo de sua carreira, Cacá Diegues dirigiu e roteirizou filmes que se tornaram clássicos do cinema nacional, como “A Grande Cidade” (1966), “Xica da Silva” (1976), “Bye Bye Brasil” (1980) e “Deus é Brasileiro” (2003). Suas obras abordavam temas como escravidão, marginalização econômica e as condições socioeconômicas das favelas e grandes centros urbanos.
Em 2016, Cacá foi homenageado pela escola de samba Inocentes de Belford Roxo, que desfilou na Série A com o enredo “Cacá Diegues – Retratos de um Brasil em Cena”, desenvolvido pelo carnavalesco Márcio Puluker. O cineasta desfilou no último carro alegórico e, na ocasião, declarou: “Estou muito feliz, pra mim é uma honra ser enredo de uma escola de samba”.
A vida pessoal de Cacá Diegues foi marcada por uma tragédia em 2019, quando sua filha caçula, a atriz Flora Diegues, faleceu aos 34 anos devido a um câncer no cérebro. Em entrevistas, o cineasta afirmou que a perda de Flora foi “a dor mais profunda” que já sentiu e que, após sua morte, sentiu-se incapaz de realizar novos filmes.
Cacá Diegues deixa um legado inestimável para o cinema brasileiro, sendo considerado um dos maiores embaixadores da sétima arte nacional. Seus filmes não apenas conquistaram o público e a crítica, mas também ajudaram a colocar o Brasil no mapa do cinema mundial.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre velório e enterro. O mundo do cinema e da cultura brasileira lamenta profundamente a perda deste ícone que tanto contribuiu para a arte e a identidade nacional.
📲 Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
Foto: Divulgação
➡️ Mais notícias sobre Entretenimento, você encontra aqui.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja