Apoiadora e defensora da causa das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a deputada estadual Joana Darc (UB) celebrou a data em Sessão Especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, nesta quarta-feira (2/4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A solenidade contou com a presença de autoridades, parlamentares, instituições, pais atípicos e pessoas com TEA, que foram homenageados.
A parlamentar defendeu que, apesar de comemorar a data, é necessário refletir e falar para a sociedade sobre não romantizar o autismo. Além disso, Darc leu um discurso voltado para mães atípicas, principalmente aquelas que já tiveram filhos agredidos.
“A inclusão é um dever. Não normalizem o choro silencioso dessas famílias. A gente chora sozinha quando pegamos um ‘não’ ou quando nosso filho é agredido. Choramos sozinhas porque não queremos que nossos filhos vejam nosso choro. Autismo não é só rede social, autismo é luta todo dia, é sofrimento, são despesas altas, são vidas que passam a estar em suspensão por tempo indeterminado. Essa é a verdade da maioria das famílias. No dia de hoje, humanize seu olhar”, destacou.
A composição da mesa da solenidade contou com a participação do cantor autista Rafael Alma, que ainda discursou sobre os direitos dos autistas e fez uma apresentação musical, bem como João Luiz Souza Neves, representando o Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo, que falou sobre o autismo e a importância da data.
Casos de agressões a autistas
Durante seu pronunciamento, a parlamentar relembrou os casos de agressões às Pessoas com Deficiência (PcD) que repercutiram no Amazonas nos últimos meses. Joana destacou o caso de Carlos Maxwell, autista de 14 anos, que foi agredido com socos e pauladas por um homem em uma rua na comunidade Colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus, no dia 19 de março deste ano.
“O Carlos foi agredido em plena rua, à luz do dia, porque um brutamonte pensou que ele tinha chutado o portão dele. Um absurdo, isso é crime. Ele tá solto, porque não estava no flagrante, se desviou da lei. Eu fico pensando que tipo de humanidade é essa que agride um autista ou um PcD, alguém que não consegue se defender. Damos voz para exigir justiça”, ponderou.
Além do caso de Carlos, no decorrer da solenidade, a parlamentar também falou sobre a situação de Paulo Mateus Nogueira de Souza, 32 anos, um autista que também foi agredido em Manaus. Paulo foi confundido com um possível assaltante e foi espancado, de forma brutal, por moradores, mesmo após ter dito que era uma pessoa com TEA.
Sobre o TEA
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
Proposituras da parlamentar
Joana é idealizadora da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (Ciptea). Fruto do requerimento n° 4456/2020 e da Lei nº 5.403/2021, de autoria da parlamentar, a carteirinha é um forte exemplo da luta incansável de Darc pela defesa das pessoas com TEA. Assim como a Lei nº 6.042/2022, que estabelece como ilimitado o prazo de laudos médicos-periciais no Amazonas.
A parlamentar também é autora da Lei n.º 6.567/2023, que autoriza o treinamento e a capacitação dos profissionais que realizam o atendimento direto às pessoas com TEA no Amazonas. A manutenção de profissionais para atender e incluir as pessoas com TEA passa a ser obrigatória em todos os locais de atendimento ao público.
Por sua vez, a Lei n.º 5.968/2022 estabelece as penalidades administrativas às pessoas físicas, jurídicas ou agentes públicos que discriminem pessoas autistas, bem como aos seus pais, responsáveis e tutores, no Estado.
Joana também é autora da Lei nº 6.650, de 22 de dezembro de 2023, que incentiva o uso da Terapia Assistida por Animais – TAA, como tratamento terapêutico complementar para pessoas com deficiências, Síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista – TEA e Idosos no Amazonas.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
(Foto – Assessoria de Comunicação)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Assembleia Legislativa do Amazonas recebe projetos sobre educação, saúde, direitos sociais e inovação
Maior fabricante de celulares da China chega ao Brasil como Jovi e inicia produção na Zona Franca de Manaus
Homem arranca ponta do dedo da namorada com mordida em ataque de ciúmes em Manaus
Festival Amazonas de Ópera inicia nova fase internacional com abertura em 15 de abril, em Manaus
Homem é preso por roubo na Zona Norte de Manaus enquanto cumpria pena por feminicídio
Segue em tramitação na Aleam, a proposta do deputado estadual Roberto Cidade que fortalece o empreendedorismo no interior do Estado