O Festival Amazonas de Ópera (FAO) retorna aos palcos de Manaus em sua 26ª edição, entre os dias 15 de abril e 18 de maio, com apresentações no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça. Com três óperas, três concertos e dois recitais, o maior evento do gênero na América Latina também marca o lançamento do projeto internacional “Corredor Criativo da Amazônia”.
A abertura oficial será com a ópera contemporânea La Vorágine, de João Guilherme Ripper, inspirada em romance histórico colombiano ambientado no ciclo da borracha. A montagem é uma coprodução Brasil–Colômbia e simboliza a integração do país vizinho ao novo projeto que visa promover internacionalmente o FAO, além de inserir a cultura regional na agenda ambiental sustentável.
Ao todo, cerca de 280 profissionais – entre solistas, técnicos, coro e orquestra – estão envolvidos na produção do festival, cuja direção artística é do maestro Luiz Fernando Malheiro. Mais de 80% dos participantes são do Amazonas, reforçando o papel do evento na geração de empregos e fortalecimento da economia criativa local.
A programação inclui grandes clássicos como La Bohème (Puccini) e As Bodas de Fígaro (Mozart), além de espetáculos adaptados para públicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ações educativas para estudantes da rede pública. Os ingressos estão à venda no site shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Segundo a diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado, o “Corredor Criativo da Amazônia” inclui ainda a assinatura de convênios com Portugal e Áustria, visando ampliar a formação de mão de obra, a circulação de artistas e o acesso a financiamentos internacionais voltados à cultura e meio ambiente. A proposta será formalmente lançada no dia 16 de abril.
Além disso, o Festival passa a integrar o circuito europeu com a criação do Prêmio Carlos Gomes, dentro do Concurso de Canto de Cascais, em Portugal, fortalecendo a presença do FAO no cenário internacional.
Programação do 26º Festival Amazonas de Ópera:
- 15, 17 e 19/04 – La Vorágine (Teatro Amazonas, 19h)
- 20/04 – Recital Bradesco I – Belcanto (Palácio da Justiça, 19h)
- 25 e 27/04 – La Bohème, de Puccini (Teatro Amazonas, 19h)
- 26/04 – Innocenti Amori (Teatro Amazonas, 19h)
- 01/05 – Concerto lírico (Teatro Amazonas, 19h)
- 03/05 – Oca à la Rossini (Teatro Amazonas, 19h)
- 17/05 – Recital Bradesco II – Canções Brasileiras (Palácio da Justiça, 19h)
- 14, 16 e 18/05 – As Bodas de Fígaro, de Mozart (Teatro Amazonas, 19h)
➡️Mais sobre Entretenimento, você encontra aqui.
(Foto: Marcio James/SEC-AM)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
23º Prêmio Cidade de Manaus e 1º Prêmio Amazônia 2025 celebram os 356 anos da capital amazonense
Prefeitura de Manaus divulga programação oficial do aniversário de 356 anos com shows nacionais e “Boi Manaus”
Filipe Ret anuncia a esperada turnê “Nume” com 22 shows pelo Brasil; apresentação em Manaus será em novembro na Praia do Tropical Executive
PC-AM apreende R$ 19,5 milhões em cocaína e cocaína negra em mansão na Ponta Negra
Governo dá início ao maior mutirão de cirurgias de catarata da história do Amazonas em homenagem aos 356 anos de Manaus
Governador Wilson Lima anuncia autorização para transplante de fígado no Amazonas