O Festival Amazonas de Ópera (FAO) retorna aos palcos de Manaus em sua 26ª edição, entre os dias 15 de abril e 18 de maio, com apresentações no Teatro Amazonas e no Centro Cultural Palácio da Justiça. Com três óperas, três concertos e dois recitais, o maior evento do gênero na América Latina também marca o lançamento do projeto internacional “Corredor Criativo da Amazônia”.
A abertura oficial será com a ópera contemporânea La Vorágine, de João Guilherme Ripper, inspirada em romance histórico colombiano ambientado no ciclo da borracha. A montagem é uma coprodução Brasil–Colômbia e simboliza a integração do país vizinho ao novo projeto que visa promover internacionalmente o FAO, além de inserir a cultura regional na agenda ambiental sustentável.
Ao todo, cerca de 280 profissionais – entre solistas, técnicos, coro e orquestra – estão envolvidos na produção do festival, cuja direção artística é do maestro Luiz Fernando Malheiro. Mais de 80% dos participantes são do Amazonas, reforçando o papel do evento na geração de empregos e fortalecimento da economia criativa local.
A programação inclui grandes clássicos como La Bohème (Puccini) e As Bodas de Fígaro (Mozart), além de espetáculos adaptados para públicos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ações educativas para estudantes da rede pública. Os ingressos estão à venda no site shopingressos.com.br e na bilheteria do Teatro Amazonas.
Segundo a diretora-executiva do FAO, Flávia Furtado, o “Corredor Criativo da Amazônia” inclui ainda a assinatura de convênios com Portugal e Áustria, visando ampliar a formação de mão de obra, a circulação de artistas e o acesso a financiamentos internacionais voltados à cultura e meio ambiente. A proposta será formalmente lançada no dia 16 de abril.
Além disso, o Festival passa a integrar o circuito europeu com a criação do Prêmio Carlos Gomes, dentro do Concurso de Canto de Cascais, em Portugal, fortalecendo a presença do FAO no cenário internacional.
Programação do 26º Festival Amazonas de Ópera:
- 15, 17 e 19/04 – La Vorágine (Teatro Amazonas, 19h)
- 20/04 – Recital Bradesco I – Belcanto (Palácio da Justiça, 19h)
- 25 e 27/04 – La Bohème, de Puccini (Teatro Amazonas, 19h)
- 26/04 – Innocenti Amori (Teatro Amazonas, 19h)
- 01/05 – Concerto lírico (Teatro Amazonas, 19h)
- 03/05 – Oca à la Rossini (Teatro Amazonas, 19h)
- 17/05 – Recital Bradesco II – Canções Brasileiras (Palácio da Justiça, 19h)
- 14, 16 e 18/05 – As Bodas de Fígaro, de Mozart (Teatro Amazonas, 19h)
➡️Mais sobre Entretenimento, você encontra aqui.
(Foto: Marcio James/SEC-AM)
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas