O vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), reiterou o compromisso com a valorização dos povos da floresta e o enfrentamento dos impactos das mudanças climáticas sobre a população do interior. A declaração ocorreu na região do Médio Solimões durante a abertura da terceira edição dos Jogos e Danças Interculturais Indígenas de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), na noite de segunda-feira (14/04).
Tadeu fez a abertura oficial do evento, que segue até o dia 19, acompanhado dos deputados estaduais Abdala Fraxe (Avante) e Mário César Filho (União), do prefeito da cidade, Lucenildo Macedo (União), e lideranças indígenas. Na aldeia Marajaí, da etnia Mayuruna, o vice-governador ressaltou a importância dos povos originários no trabalho de conservação da floresta e da cultura amazonense.
“Fui calorosamente recebido pela aldeia Marajaí. Mais de 2 mil indígenas, de 16 aldeias, estarão reunidos, nos próximos seis dias, para celebrar suas tradições e reafirmar a luta pela defesa de seus territórios e contra as mudanças climáticas. Como vice-governador, sigo firme no compromisso de proteger essas origens e construir um amanhã sustentável para todos”, assegurou.



Compromisso
Como governador em exercício, em 2023, Tadeu sancionou a Lei Estadual que incluiu 16 línguas indígenas como oficiais no Estado, além do português, como o Nheengatu (Língua Geral Indígena), o Tukano e o Baniwa. Ao discursar na abertura dos jogos em Alvarães, o vice-governador também reafirmou a intenção de colaborar para que as populações tradicionais sejam ouvidas.
“Eu sancionei a lei que tornou o Nheengatu e outras 15 línguas indígenas como oficiais do Amazonas. Para mim, isso é um privilégio. Estou aqui em Alvarães pela segunda vez. Saibam que, na pessoa do vice-governador, vocês terão sempre um apoio, um grande parceiro. As demandas do povo de Alvarães, as demandas dos povos originários, as demandas do povo quilombola, que aqui também está presente, serão sempre demandas minhas”, afirmou.
A competição
Com o tema “Proteção da Terra Mãe”, a terceira edição dos Jogos e Danças Interculturais Indígenas de Alvarães tem o objetivo de divulgar a importância da demarcação das terras indígenas, a preservação da natureza e dos recursos naturais para evitar a crise climática, além de promover o resgate e preservação da cultura indígena.
No primeiro dia, cada aldeia apresentou suas danças e músicas, incluindo a competição entre o casal guerreiro e a indígena mais bela. Na etapa dos jogos indígenas, 15 modalidades estão em disputa, entre elas arremesso de lança, arco e flecha, subida no açaizeiro, arremesso de ouriço, cabo de guerra, atletismo, corrida com tora, baladeira, zarabatana, canoagem, natação e remo.
Fotos: Ricardo Machado / Secretaria-geral da Vice-governadoria
Assessoria de Comunicação
Vice-governador Tadeu de Souza
Thiago Barros | +55 92 98153-7004
Daniel Jordano | +55 92 98828-5194
➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja