A deputada estadual Joana Darc (União Brasil) realizou, na quinta-feira (5/6), uma Sessão Especial em alusão aos 20 anos da Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A parlamentar é autora da solenidade por meio do Requerimento nº 86/2025.
Parceira da Comissão de Proteção aos Animais (CPAMA) da Aleam, a Dema desempenha um papel fundamental na proteção ambiental e na fiscalização de crimes contra o meio ambiente, garantindo o cumprimento da legislação no Amazonas.
Para a deputada Joana Darc, a solenidade é uma oportunidade de reconhecer o trabalho desenvolvido pela delegacia ao longo de duas décadas.
“São 20 anos de Dema, e esse momento é uma oportunidade de mostrar como esse trabalho é importante, de reconhecer e homenagear os profissionais envolvidos, mas, sobretudo, de pedir e dar voz para que a Dema tenha um olhar diferenciado, mais estrutura, mais ajuda de todos os poderes, para melhorar esse trabalho que já é feito de forma excepcional”, declarou.
Participaram da solenidade os membros da Dema; o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Bruno Fraga, representando o Governo do Amazonas; a delegada Juliana Soares Viga Falabella, titular da Dema; o vereador Aldenor Lima (UB), representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM); a secretária de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet), Leda Maria Maia Xavier; e o delegado titular da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PC-AM, Juan Valério.
Demandas da delegacia
A delegada Juliana destacou as demandas atendidas pela Dema, como incêndios criminosos, desmatamento, poluição sonora e hídrica, além do combate aos maus-tratos a animais domésticos e silvestres. Na oportunidade, Viga falou sobre sua preocupação com as averiguações relacionadas à fauna.
“Nós fazemos a parte criminal, as investigações, mas sempre digo que a minha preocupação é o bem-estar animal. Então, é nesse momento que entra a Comissão de Proteção aos Animais (Cpama) para dar esse suporte veterinário e de abrigo. O trabalho da delegacia não é fácil, mas entendo que a nossa equipe é tão comprometida porque ama o que faz”, ressaltou.
A Dema recebeu 1.100 denúncias em 2024 e efetuou 71 prisões. Segundo a delegada, a divulgação do trabalho da delegacia tem encorajado as pessoas a denunciarem os crimes ambientais cometidos no Amazonas, demonstrando que os números refletem o fortalecimento do trabalho policial.
A Dema também promove ações de conscientização e repressão a práticas ilícitas que comprometem a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Balsa natalina leva maior Natal flutuante da história a 45 comunidades ribeirinhas de Manaus
Presidente Roberto Cidade prestigia cerimônia de posse no TCE e exalta contribuição da Corte de Contas ao Amazonas
Linha 085 tem itinerário alterado e passa a atender novas vias no Colônia Antônio Aleixo
Avenida do Turismo recebe terceira faixa e tem mobilidade ampliada na zona Oeste de Manaus
Unidades Móveis de Saúde da Mulher atendem em cinco bairros de Manaus até 12 de dezembro
Contran aprova fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para tirar CNH e reduz exigências no processo