Com presença confirmada em um dos maiores eventos científicos do Brasil, o Instituto Mamirauá e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), ambos considerados entre os mais importantes do Brasil e com alta relevância no cenário científico internacional, estarão representando o Amazonas na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que estará aberta ao público de 14 a 19 de julho, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
Com o tema “Progresso é Ciência em todos os Territórios”, o evento pretende estimular o debate sobre o papel da pesquisa na promoção de um país mais equitativo, inclusivo e conectado, contemplando uma ampla diversidade de atividades, como conferências, mesas-redondas, exposições interativas, sessões culturais, minicursos, web-minicursos e a tradicional Sessão de Pôsteres.
Um dos grandes destaques da edição é a ampliação da programação voltada aos saberes tradicionais. Desse modo, a antiga “SBPC Afro e Indígena” evoluiu para “SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais”, promovendo maior visibilidade a ribeirinhos, benzedeiras, bacamarteiros, artesãos e agricultores. A proposta é reconhecer e valorizar formas diversas de produção de conhecimento.
O evento é gratuito e aberto ao público, sendo esta uma oportunidade única para conhecer iniciativas que integram ciência, territórios e sociedade em prol do progresso científico nacional. Os interessados já podem acessar a programação da 77ª Reunião Anual da SBPC.
A Amazônia na SBPC 2025
Nesta edição, marcam presença o Instituto Mamirauá, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e o Museu Goeldi, do Pará. As três organizações integram a programação oficial, levando um pouco do impacto positivo de suas ações em conservação e desenvolvimento da Amazônia, além de fortalecer o protagonismo da região norte nos debates sobre ciência, relação com as comunidades ribeirinhas e sustentabilidade.
Uma das mesas mais aguardadas será mediada pelo professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente da SBPC, Paulo Artaxo. Com o tema “Amazônia e Desenvolvimento Socioeconômico”, o debate se dará a partir das palestras do diretor-geral do Instituto Mamirauá, João Valsecchi; do diretor do Inpa, Henrique Pereira; e da representante do Museu Goeldi, Ima Célia Vieira.
Para Valsecchi, poder levar um pouco dessa experiência em prol do desenvolvimento socioeconômico para um evento científico tão importante é fundamental para demonstrar a realidade na Amazônia e os desafios enfrentados nessa jornada.
“Este é um momento muito oportuno. As três organizações acabam de fundar a rede Bioamazônia, uma iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com institutos de pesquisa dos países amazônicos, como Colômbia, Equador, Peru e Bolívia e, com apenas um ano de existência, a rede já demonstra grande potencial, com colaborações científicas e trocas de experiências bastante promissoras. Em meio aos inúmeros desafios enfrentados na região, incluindo os impactos climáticos, seguimos fortalecendo nossa atuação de forma coletiva e colaborativa”, destacou.
SBPC 2025
Quando: 14 a 19 de julho de 2025
Onde: Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife
Transmissões ao vivo: SBPCnet – YouTube
Contatos: +55 (97) 98119-8352 | [email protected] – Tefé (AM)
➡️Mais notícias sobre Ciência & Tecnologia, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Projeto de Roberto Cidade aprovado na Assembleia torna obrigatória a notificação de acidentes domésticos com crianças e adolescentes no Amazonas
Instituto Mamirauá e INPA representam o Amazonas na 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Recife
Amazonas Green Jazz Festival tem lançamento com show gratuito nesta terça-feira
Mocidade Independente de Aparecida realiza Arraial da quadra da Escola
Amazonense Ana Paula Sena é ouro na Copa Minas de Judô 2025
Assembleia Legislativa do Amazonas reforça proteção à infância com leis inspiradas no ECA