Antes da determinação da Justiça por um plano municipal para retirada dos flutuantes da área do Tarumã-Açu, em Manaus, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) e a Defensoria Pública (DPE-AM) intensificaram, na última sexta-feira (25/07), os esforços para elaboração de uma minuta de acordo com formas de execução mais humanitária para o processo. Segundo informações da 50ª Promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Ordem Urbanística (Prodemaph), que representou o MP na reunião, a ideia é que se realize em três etapas, a serem executadas até 2027.
De imediato, a proposta visa combater o aumento da poluição da área fluvial do Tarumã-Açu, onde desembocam 11 igarapés de Manaus, e o impedimento da entrada de novos flutuantes — o que segue ocorrendo, afrontando sentença judicial. “As etapas seguintes já trabalhariam as remoções de comércios e a propositura de Lei municipal de organização do Tarumã-Açu, até finalmente a retirada de todas as moradias inadequadas daquela localidade”, afirmou a promotora de Justiça Lílian Maria Pires Stone, titular da 50ª Prodemaph.
Ainda segundo a promotora, o principal objetivo da proposta conjunta entre MPAM e Defensoria — representada, na ocasião, pelo defensor público Thiago Rosas — é trazer ações concretas e efetivas para uma resolução “sem maiores traumas para a população ribeirinha”. “Tudo isso sem desrespeitar a sentença proferida de forma favorável à ação intentada pelo MPAM”, finalizou.
Decisão judicial
Também na última sexta-feira (25/07), o Juízo da Vara Especializada do Meio Ambiente da Comarca de Manaus (Vema) determinou que o Município de Manaus apresente, no prazo de 30 dias úteis, um plano e um cronograma para a retirada gradual dos flutuantes localizados na bacia hidrográfica do Igarapé do Tarumã-Açu. Também foi determinado que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) seja intimado a apresentar os índices atualizados de qualidade da água e de coliformes termotolerantes no igarapé.
(Texto: Lennon Costa. Foto: Raphael Alves/TJAM (15/03/2024)
➡️Mais notícias sobre Meio Ambiente, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Presidente Roberto Cidade destaca avanços do Parlamento em 2025 durante encerramento dos trabalhos legislativos
Cidadãos podem registrar ocorrências policiais online através do sistema DEVIR
Super Centro de Diagnóstico de Câncer: FCecon recebe equipe do A.C.Camargo
Prefeitura garante mobilidade durante corrida e concurso neste domingo, 14/12
Última parcela do IPTU 2025 vence nesta segunda-feira, 15/12, e contribuintes ainda podem garantir participação no IPTU Premiado
Sob comando do presidente Roberto Cidade, 26 personalidades recebem a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo na Aleam