“O filme musical ‘Herança’ é um trabalho que amadureço desde 2023, pois sabia que precisava reunir artistas que são movimento nessa terra ancestral, habitada muito antes dos colonizadores.”
Assim define Keila-Sankofa, artista visual, roteirista, produtora cultural e diretora do filme musical “Herança”, que será lançado nos dias 13 e 15 de agosto, com exibição para a imprensa e público em geral, respectivamente, no Centro Cultural Casarão de Ideias, centro de Manaus. No dia 14, a música-tema estará disponível nas plataformas digitais.
A obra é protagonizada pela cantora e rapper Rafa Militão, que também assina, ao lado de Márcia Siqueira, a composição da música inédita do filme, com produção musical de Viktor Judah.
“Foi a primeira vez que a Márcia compôs uma música. A parte dela foi criada junto comigo no estúdio, e isso torna esse feat ainda mais simbólico para nós”, destaca Rafa.


O elenco conta ainda com participações da performer Uýra Sodoma e da atriz circense Francine Marie.
“O caminhar sonoro das penas, cabaças e cuias guiou o meu desejo de construir uma obra visual que reunisse essas vozes da Amazônia”, complementa Keila-Sankofa.
Produzido no Amazonas, o trabalho foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo (LPG) e conta com distribuição nacional.
Origem do projeto e construção colaborativa
Desde a etapa de escrita, Keila-Sankofa e Rafa Militão desenvolveram juntas o conceito de “Herança”. Ao longo de 2024, a produção se consolidou como um curta-metragem musical com linguagem híbrida e referências simbólicas ao território, à memória e à espiritualidade.
“Cabaças, cuias, chocalhos, banhos de dendê, acarajés e corpos em ritual fazem parte da narrativa visual construída, com objetos e gestos que integram o discurso da obra”, explica Keila-Sankofa.
O projeto surge em um momento de fortalecimento das expressões afroamazônicas no cinema e na música do Norte do Brasil, onde artistas locais têm construído obras autorais que atravessam linguagens e territórios.
Rafa destaca que “Herança” é seu primeiro trabalho cinematográfico e musical no formato de filme.
“São dois anos trabalhando na construção desse som, que reúne muitas referências da nossa região, como o do charango. É um trabalho muito especial. Ter a Márcia como feat e misturar rap com Boi Bumbá é a realização de um sonho. Ter a direção da Keila-Sankofa é uma honra.”
Encantarias visuais e referências a Iansã
O filme musical faz diversas alusões a Iansã, Orixá associada aos ventos, à transformação e à força feminina. Oferenda de acarajé aos pés de um bambuzal, danças em movimento circular e a presença do fogo como elemento ritual são simbologias presentes.
De vermelho, Francine dança, cospe fogo e retoma traços de “Alexandrina – Um Relâmpago”, personagem criada e protagonizada por Keila-Sankofa, cuja trajetória é reconhecida com premiações em diversos festivais pelo país.
Uýra Sodoma participa como uma entidade que atravessa os tempos e invoca retomadas, onde o corpo assume forma de floresta e ritual.
Afetos de axé
Para Rafa, “Herança” é também um registro íntimo e ancestral.
Ela conta que a avó com quem morou a vida inteira participa do filme com sua voz logo na abertura. Durante o período de gravação, a outra avó, que vive no Pará e com quem não se encontrava havia quase oito anos, chegou de surpresa a Manaus e também entrou para o elenco.
“É um registro grandioso e uma forma de homenagear nossas mais velhas em vida. É como se fosse a nossa história sendo recontada. É o trabalho mais importante da minha trajetória até agora”, revela.
A presença de Maria Dias, filha de Keila-Sankofa, também dá corpo ao filme musical, ampliando o sentido de “Herança”. Sua participação carrega, em si, os gestos de continuidade e memória, como um elo vivo entre o ontem e o amanhã. Ao lado da mãe, ela toca a ancestralidade com a naturalidade de quem já nasce enraizada no tambor.
Equipe e elenco do Norte
A obra reúne profissionais e artistas do Amazonas em todas as etapas da produção. Direção, roteiro, direção de arte e figurino são de Keila-Sankofa, com produção executiva de Ana Carol Souza e produção geral de Rosana Baré.
A fotografia é de Mariana Nunes, com montagem de Vinicius Silva e finalização de cor por Caio Mazzilli. O som direto teve captação de Heverson Batata.
O elenco também conta com os gêmeos Diogo Murilo Bezerra e Diego Gabriel Bezerra, Airton Rato, Wallace Doideira, Ryan Victor Rocha, Lucas MG, Luzia Militão (avó de Rafa), Terezinha Amaral da Silva, Maria Valentina e Luiz Fernando de Badé (Pai de Santo de Rafa).
Composição musical
A música-tema de “Herança” é assinada por Rafa Militão, com participação de Márcia Siqueira. A produção musical e mixagem são de Viktor Judah, que gravou instrumento por instrumento ao lado de Rafa.
A trilha instrumental traz Kilgéry Souza no charango e Maria Dias no atabaque.
Acessibilidade
O projeto adota medidas de acessibilidade e terá intérprete de Libras nas sessões de exibição do filme.
(FOTOS: Direção artística – Keila-Sankofa | Registro – Alonso Junior)
CONTATO PARA ENTREVISTA: Keila-Sankofa (92 99108-1080) | Rafa Militão (92 99183-1374)
MAIS INFORMAÇÕES: Vívian Oliveira (92 99208-2550)
➡️Mais notícias sobre Arte&Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
STJ deve julgar pedido de liberdade de réus do caso Djidja em dezembro
Temporada de cruzeiros 2025 no Amazonas começa com chegada de navio com mais de mil turistas
Justiça autoriza prisão domiciliar para “Dama do Tráfico” no Amazonas
Professores encerram greve após oito dias em Manaus, mas categoria segue em estado de alerta
Quatro toneladas de drogas são incineradas em Manaus após apreensões ao longo de 2025
Roda-gigante turística será inaugurada na Ponta Negra, em Manaus, durante programação de Natal