Cidadão manicoreense, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Roberto Cidade (UB), ressaltou a importância cultural e econômica da 25ª edição da Expomani (Exposição Agropecuária de Manicoré) e da 27ª Festa da Melancia, realizadas no último fim de semana, no Parque de Exposição Domingos Galdino, em Manicoré (distante a 332 quilômetros de Manaus).
Para o deputado-presidente, investir em eventos culturais e econômicos no interior do Amazonas é fortalecer a economia local.
“Quando se investe na cultura do interior, a gente aquece a economia. O recurso que é investido volta para a população. Cada um real investido, no mínimo, três reais retornam para a economia do município. Não é que vá (somente) para a conta da prefeitura, volta para os comerciantes, volta para todo mundo e, no final, também entra para o Executivo municipal. Então, estou muito feliz em ver a população do município de Manicoré alegre”, destacou.
O evento, considerado um dos maiores da Calha do Madeira, voltou a movimentar o município após cinco anos, reunindo agronegócio, capacitação técnica, lazer e turismo.
“São festas que não aconteciam há 5 anos – a Festa da Melancia e a Expomani. Eu vi a população de Manicoré feliz porque estava tendo a oportunidade de celebrar uma tradição criada lá atrás pelo saudoso ex-prefeito ‘Nena’. Foi um sucesso, uma festa organizada com muito carinho pela prefeitura, com contribuição do Governo do Estado. Nós estivemos presentes, fizemos todas as movimentações possíveis para ajudar e seguimos à disposição para colaborar no próximo ano, para que seja ainda mais organizada, porque cada ano que passa a gente precisa avançar”, afirmou Cidade.
O parlamentar agradeceu ao prefeito Lúcio Flávio pela receptividade e aos moradores que prestigiaram a programação.
“Foi muito bom ver a população, rever amigos, agradecer todo o empenho da secretária de Cultura Municipal, Adrienne Cidade, que foi incansável, praticamente não dormiu para que tudo acontecesse. Também aos comerciantes e a todos que me receberam bem. Fiquei muito feliz e otimista em ver Manicoré retomando a Festa da Melancia e a Expomani”, concluiu.
Patrimônio cultural
Devido à relevância dos eventos, o deputado Roberto Cidade é autor de leis que protegem oficialmente essas tradições. A Lei nº 5.015/2019 reconhece a Festa da Melancia como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas. Já a Lei nº 5.241/2019 declara a Exposição Agropecuária de Manicoré (Expomani) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.
(Fotos – Rodrigo Brelaz)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus realiza operação ‘Zero Metanol’ para fiscalizar comércios de bebidas na cidade
Inscrições para concurso da Aleam entram na reta final e presidente Roberto Cidade destaca prazo limite para participação no certame
Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus
Governo propõe fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obter CNH
Brasil registra 24 casos confirmados de intoxicação por metanol; cinco mortes em São Paulo
Floresta+ Amazônia destina R$ 1,5 milhão a agricultores do Amazonas que preservam a floresta, informa Ipaam