O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a partir desta terça-feira (14/10), passou a disponibilizar a emissão eletrônica de certidões negativas e positivas para pessoas físicas e jurídicas, em seu portal oficial — https://mpam.mp.br/servicos/certidao-extrajudicial. A medida moderniza o serviço, automatiza processos e garante mais agilidade, transparência e comodidade no atendimento ao cidadão.
A procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Nascimento Albuquerque, destacou que a nova funcionalidade representa um marco na modernização administrativa do MPAM e reforça o compromisso da instituição com a eficiência e a transparência.
“Esse é mais um passo importante para aproximar o Ministério Público da sociedade. A emissão eletrônica de certidões garante agilidade, segurança e transparência, facilitando o acesso do cidadão às informações de seu interesse”, afirmou.
O novo serviço já está disponível para uso no site do MPAM, permitindo a emissão do documento de forma gratuita e imediata. Basta inserir o CPF ou CNPJ no campo de pesquisa para que o sistema realize a verificação automática de possíveis pendências relacionadas a procedimentos extrajudiciais em todo o estado. A busca abrange tanto a capital quanto o interior, consolidando as informações de todas as promotorias de Justiça.
De acordo com a promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais no âmbito do MPAM, o avanço é resultado direto do investimento da atual administração em soluções tecnológicas voltadas ao cidadão.
“A disponibilização da certidão online é um grande avanço, porque automatiza um serviço essencial à sociedade e reduz drasticamente o tempo de resposta. Antes, o processo era manual, dependia do envio de solicitações às promotorias e podia levar semanas. Agora, tudo é feito em minutos, diretamente pelo site”, explicou.
Ao falar sobre a implementação da ferramenta, o agente técnico da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) do MP, Genner Maia, detalhou o funcionamento do sistema, desenvolvido a partir de um acordo de cooperação técnica com o Ministério Público do Ceará (MPCE).
“A tecnologia foi adaptada para integrar os sistemas da capital e do interior, permitindo uma busca única e completa. O cidadão insere o CPF ou CNPJ e, em até dois minutos, a certidão é emitida automaticamente. Caso exista alguma pendência pública, será emitida uma certidão positiva. Nos casos de processos sigilosos, o interessado é orientado a comparecer ao órgão”, informou.
Velocidade e autenticação
As certidões têm validade de 30 dias e podem ser autenticadas eletronicamente por meio de código de verificação disponível no próprio portal. A novidade também elimina etapas burocráticas e substitui o antigo modelo manual de emissão, que demandava solicitações e prazos mais longos.
A emissão eletrônica de certidões foi regulamentada pelo Ato nº 210/2025/PGJ, publicado no início deste mês, oficializando o serviço e consolidando mais um avanço tecnológico na gestão da procuradora-geral de Justiça Leda Mara Albuquerque, que tem priorizado ações de inovação e modernização institucional.
(Texto: Elvis Chaves. Foto: Ascom)
➡️Mais notícias sobre o Amazonas, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Anvisa proíbe comercialização de produtos à base de cannabis e cogumelos de três empresas
Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (13)
Agora é digital: MPAM lança emissão online de certidões e facilita acesso da população a informações públicas
Rodrigo Teaser apresenta em Manaus o maior tributo a Michael Jackson do mundo
Em tramitação na Aleam, proposta do presidente Roberto Cidade que prevê redução do uso de plásticos descartáveis nas escolas estaduais
Presidente Roberto Cidade anuncia prorrogação das inscrições do concurso da Aleam até 16 de outubro