Investimento superior a R$ 30 milhões será aplicado na recuperação do sistema viário do município do médio Amazonas
O governador Roberto Cidade assinou, nesta quarta-feira (24/06), novo convênio e ordem de serviço que garante a continuidade da segunda etapa do Programa Asfalta Amazonas em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus). Com investimento total de R$ 30,3 milhões, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Amazonas com a melhoria da infraestrutura urbana, ampliando a mobilidade, segurança viária e contribuindo para o desenvolvimento do município.
“Levar asfalto para o interior é levar mais qualidade de vida e agradeço toda a equipe de governo, porque ninguém faz nada sozinho. Agradeço também pelo empenho do prefeito Thomé Neto, que tem trabalhado para levar melhorias ao seu município. E hoje podemos dizer que o asfalto está chegando, e nós vamos dar todas as condições necessárias para que essa obra possa ser entregue em breve para a população”, destacou o governador Roberto Cidade.
Os recursos destinados pelo Governo do Estado serão aplicados na recuperação do sistema viário do município, por meio de convênio com a Prefeitura de Autazes. Nesta nova etapa, foi formalizado um convênio no valor de R$ 15,3 milhões, além da assinatura de ordem de serviço com investimento previsto de R$ 15,06 milhões.
As obras em Autazes contemplarão 5,8 quilômetros de vias urbanas e beneficiarão 13 ruas do município. Os serviços incluem recapeamento asfáltico, administração e mobilização da obra, instalação de canteiro, transporte de equipamentos e insumos, terraplenagem, recuperação de trechos deteriorados e implantação de sinalização viária.
O prefeito de Autazes, Thomé Neto, celebrou os investimentos direcionados pelo Governo do Estado e ressaltou que a continuidade das obras de pavimentação contribuirá para a melhoria da qualidade de vida da população.
“O povo de Autazes clama e sonha com o sistema viário, porque é o direito de ir e vir das pessoas. E o governador Roberto Cidade, com a sua acessibilidade, está investindo mais de 30 milhões no nosso município. A felicidade é muito grande, porque ver o nosso povo feliz é a nossa maior felicidade”, afirmou o prefeito.
Investimentos no interior
Desde 2021, o Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), já firmou 54 convênios e 16 contratos no âmbito do Programa Asfalta Amazonas, alcançando 43 municípios do interior do estado, além de obras executadas na capital.
Ao todo, estão previstos R$ 1,03 bilhão em investimentos para serviços de pavimentação e recuperação de 1.025,68 quilômetros de vias e ramais em todo o Amazonas. Desse total, R$ 216,2 milhões foram destinados à capital e R$ 818,04 milhões aos municípios do interior.
Na etapa atual do programa, iniciada em 2025 e com continuidade em 2026, estão previstos investimentos de R$ 638,8 milhões para a pavimentação e recuperação de 545,26 quilômetros de vias e ramais nos municípios do interior.
Fotos: Arthur Castro/Secom


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Governador assina novo convênio do Asfalta Amazonas e ordem de serviço para obras de pavimentação em Autazes.
”Festival de Parintins 2026: Caprichoso abre e Garantido encerra apresentações no Bumbódromo”
Guarda Municipal realiza prisão de indivíduos, resgates de animais silvestres .
Governador Roberto Cidade garante reajuste da data-base para servidores da Educação e projeta pagamento do Fundeb.
Governador Roberto Cidade anuncia maior concurso público da história da educação do Amazonas.
Jiboia com mais de 2 metros é resgatada por morador e ganha apelido de ‘hexa’ por crianças em Vitória.