Planejar com tempo é a chave para o sucesso da viagem incrível com destino a Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). O principal atrativo da cidade, localizada às margens do rio Amazonas, é o Festival Folclórico de Parintins, que reúne cerca de 100 mil turistas na ilha da magia, para assistir a disputa dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido no Bumbódromo. A Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) dá as dicas para se planejar.
A festa acontece sempre no último fim de semana de junho – na sexta, sábado e domingo. Em 2024, vai acontecer de 28 a 30 de junho.
Para chegar ao município o trajeto é feito de barco ou avião. Há voos regulares que saem de Manaus, com duração de cerca de uma hora. E, durante o Festival, a quantidade de voos entre as cidades aumenta consideravelmente. A companhia aérea Azul realiza os voos, atualmente, além de aeronaves fretadas por agências de viagens.
De barco o trajeto é um show à parte, podendo durar de oito a até 24 horas, dependendo do tipo de embarcação. É no barco que o clima para Parintins começa, com a animação e as músicas que entoam toda a viagem.
A grande vantagem da viagem de barco, além da experiência única, é que eles funcionam também como hotéis, pois ficam ancorados na cidade durante o Festival. Há opções de barcos-hotéis que fazem o trajeto no período da festa.
Tradicionalmente, os pacotes começam a ser comercializados seis meses antes da data da festa. A sugestão é que contratem os serviços das agências de viagens com antecedência
Como a cidade é uma ilha, há limitações de quartos na época do Festival e com planejamento é possível conseguir preços mais convidativos. Para saber mais sobre opções de hospedagens, a recomendação é consultar hospedagens credenciadas junto à Amazonastur, por meio do chatbot da Amazonas To Go por meio do link https://qrfacil.me/Qqdds6kr.
Amazonas to Go
O “Amazonas to go”, ferramenta da Amazonastur, oferece informações rápidas, fáceis e seguras sobre locais para comer, se hospedar e contatos de guias credenciados, tudo ao alcance da palma da mão através do aplicativo de mensagens WhatsApp.
No menu, as opções: Conheça a cidade, comunidades indígenas, onde ficar, onde comer, serviços, agências de turismo, casas de espetáculo e eventos, artesanato, serviços turísticos especializados, transportadoras turísticas e locadoras, guias de turismo, como chegar e telefones úteis.
Além de estar disponível em português, inglês e espanhol, o “Amazonas to go” pode ser acessado através de QR Codes espalhados na cidade ou pelo https://qrfacil.me/Qqdds6kr. Fotos: Tácio Melo/Amazonastur e Lucas Silva/Secom.
Por Matheus Gil – Agência Amazonas
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja