O Rio Negro continua subindo em Manaus. Em uma semana, as águas se elevaram em 69 centímetros, segundo o Porto da capital. Nesta sexta-feira (24), o nível do rio está em 13,65 metros.
Neste ano, Manaus enfrentou a pior seca em mais de 120 anos de medição do rio. O problema isolou comunidades rurais, fechou escolas e mudou a paisagem da cidade. Agora, com a subida das águas, – mesmo que ainda tímida -, a seca tem se amenizado no estado.
Foram mais de 130 dias de vazante. Em outubro, o rio voltou a ensaiar uma subida, mas logo enfrentou um período de “repiquete”, que é o efeito sanfona das águas.
O cenário só mudou no sábado (18), quando o Porto voltou a captar registros de subida das águas.
Desde então, o rio subiu:
- 2 cm no dia 18 de novembro;
- 5 cm no dia 19 de novembro;
- 8 cm no dia 20 de novembro;
- 9 cm no dia 21 de novembro;
- 13 cm no dia 22 de novembro;
- 14 cm no dia 23 de novembro;
- 18 cm no dia 24 de novembro.
Assim como Manaus, Barcelos, que também é banhada pelo Rio Negro, voltou a registrar a subida das águas. Nos últimos cinco dias, foram 4 centímetros positivos no município.
Com a mudança de cenário, a rota de navios cargueiros, que havia sido interrompida por conta da seca severa, foi retomada. As embarcações vão ajudar a abastecer a Zona Franca de Manaus com matérias-primas para a produção industrial de diversos segmentos do Polo.
A chuva que cai nas regiões do Alto Solimões e do Alto Rio Negro podem ser as responsáveis pela subida das águas. No entanto, há uma previsão de que as tempestades sejam menores neste ano.
Isso porque, o Amazonas está vivendo os efeitos do El Niño, que causa o aquecimento do Atlântico Tropical Norte e eleva as temperaturas. A previsão, inclusive, é que o fenômeno só termine em abril do próximo ano.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias
Sebastião Jr agita a programação bovina com feijoada
Agora tem McDonald’s na Cidade Nova
Vem aí o Festival Zero 92: música, arte e identidade cultural amazonense em destaque
Sábado é dia de rodízio de peixe com feijoada em restaurante de Manaus
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração