Um dos principais cartões postais de Manaus, o Complexo Turístico da Ponta Negra passa a ser protegido de possíveis intervenções intempestivas a partir do Projeto de Lei nº 1014/2023, de autoria do deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O PL declara o Complexo da Ponta Negra como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Material do Estado do Amazonas e aguarda sanção governamental.
Aprovada na última sessão plenária de 2023, ocorrida em 12 de dezembro, a proposta pretende estabelecer regras para intervenções na parte urbana do complexo. Conforme o PL, quaisquer alterações em sua estrutura e estética precisam ser ampla e profundamente discutidas, debatidas com os órgãos competentes e com a sociedade civil.
“O Complexo Turístico da Ponta Negra é uma das áreas mais icônicas e visitadas da cidade de Manaus. Reflete a identidade da cidade e não pode ficar sujeita a qualquer tipo de intervenção sem prévio estudo técnico. Quaisquer alterações em sua estrutura e estética precisam ser ampla e profundamente discutidas, debatidas com os órgãos competentes e com a sociedade civil, visto que representam não somente a história da cidade de Manaus como também as belezas naturais do nosso Estado”, reforçou o parlamentar.
Patrimônio Material, Histórico e Cultural
Patrimônio material, histórico e cultural é definido como o conjunto de bens materiais, físicos, que possuem importância histórica para a formação cultural da sociedade, cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.
Podem-se destacar como bens materiais obras de arte, como pinturas e monumentos, cidades, prédios e conjuntos arquitetônicos, igrejas, parques naturais, sítios arqueológicos, enfim, tudo aquilo que existe materialmente e possui algum valor histórico e cultural que o dignifica de ser preservado e lembrado.
A partir do reconhecimento por meio de lei, o patrimônio passa a ser protegido e perpetuado, não podendo ser extinto ou destruído.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bois-bumbás de Manaus encerram a programação do Festival Folclórico do Amazonas no Sambódromo
Prefeitura informa que a avenida Umberto Calderaro Filho será interditada parcialmente na noite desta sexta-feira, 25/7
Casa do Jazz reabre nesta sexta com exposições temáticas, pocket show e entrada gratuita
Deputado Roberto Cidade propõe medidas para garantir acesso à educação e reduzir evasão escolar no Amazonas
Pesquisador do Instituto Mamirauá conquista primeiro lugar em concurso nacional de fotografia ao retratar chegada da chuva no Amazonas
Projeto de Roberto Cidade propõe sistema de saúde fluvial inteligente para comunidades ribeirinhas do Amazonas e valorização dos profissionais