MANAUS, AM – Em um esforço para manter o estado livre da poliomielite, o Amazonas se prepara para iniciar uma grande campanha de vacinação contra a doença no próximo dia 27 de maio. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) anunciou que a operacionalização da vacinação será coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde.
A campanha, que se estenderá até 14 de junho, tem como público-alvo crianças menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano receberão a vacina inativada poliomielite (VIP), enquanto as de 1 a 4 anos serão imunizadas com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.
O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para 8 de junho, reforçando a importância da vacinação e a conscientização sobre a doença.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a relevância da campanha para ampliar as coberturas vacinais contra a poliomielite, uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode levar a paralisias musculares e não possui cura, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.
Com taxas de cobertura vacinal que mostraram progresso consistente nos últimos anos, alcançando 82,83% em 2023, o Amazonas busca fortalecer ainda mais esses números e proteger suas crianças contra a poliomielite.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com sets de house e techno, Roque Castro, Reizko e mais quatro DJs agitam festa “Gang Tour Manaus”
Boi Garantido lança álbum “Boi do Povo, Boi do Povão” nas plataformas digitais
No Amazonas, mais de 1,5 mil famílias podem ter direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital
Procon-AM cobra explicações da concessionária de energia sobre apagão que atingiu Manaus e Região Metropolitana
Presidente Roberto Cidade destaca importância do Feclam para a melhoria das atividades parlamentares nos municípios do interior do Amazonas
‘A inclusão é um dever’, destaca deputada Joana Darc ao defender suas propostas para as pessoas autistas