MANAUS, AM – Em um esforço para manter o estado livre da poliomielite, o Amazonas se prepara para iniciar uma grande campanha de vacinação contra a doença no próximo dia 27 de maio. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) anunciou que a operacionalização da vacinação será coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde.
A campanha, que se estenderá até 14 de junho, tem como público-alvo crianças menores de 5 anos. As crianças menores de 1 ano receberão a vacina inativada poliomielite (VIP), enquanto as de 1 a 4 anos serão imunizadas com a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.
O dia “D” de divulgação e mobilização nacional está marcado para 8 de junho, reforçando a importância da vacinação e a conscientização sobre a doença.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, enfatizou a relevância da campanha para ampliar as coberturas vacinais contra a poliomielite, uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode levar a paralisias musculares e não possui cura, tornando a vacinação a única forma eficaz de prevenção.
Com taxas de cobertura vacinal que mostraram progresso consistente nos últimos anos, alcançando 82,83% em 2023, o Amazonas busca fortalecer ainda mais esses números e proteger suas crianças contra a poliomielite.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Prefeitura de Manaus abre agendamento para castração de cães e gatos na zona Norte
Alcione celebra 50 anos de carreira com show em Manaus; ingressos já à venda
Incêndio em transformador causa princípio de fogo em loja no Centro de Manaus
Brasil convoca Beraldo, Éderson, João Gomes e Weverton para clássico contra Argentina
Presidente Roberto Cidade cobra que Prefeitura de Manaus apresente cronograma de ações de prevenção e reação a desastres naturais
Pimentosa dos Bumbás ocorre nesta sexta-feira no Centro Histórico de Manaus