Em um gesto provocativo, a Coreia do Norte enviou neste domingo (9) a noite cerca de 310 balões carregados de lixo através da fronteira para a Coreia do Sul. Essa ação ocorreu como parte de uma escalada de tensões entre os dois países e foi uma resposta direta à propaganda sul-coreana contra o regime norte-coreano.
Contexto:
– Motivação: A Coreia do Norte expressou sua insatisfação com a propaganda sul-coreana, que incluiu o uso de alto-falantes ao longo da fronteira para transmitir mensagens críticas ao líder norte-coreano, Kim Jong-un.
– Conteúdo dos Balões: Os balões continham resíduos de papel e plástico, mas não foram detectadas substâncias tóxicas até o momento.
– Retaliação: Desde 28 de maio, a Coreia do Norte enviou mais de 1.300 balões cheios de lixo e resíduos em retaliação à propaganda sul-coreana.
Reações:
– A irmã do líder norte-coreano, Kim Yo-jong, alertou que haveria uma “nova resposta” se Seul persistisse com essa “guerra psicológica”.
– Para Seul, “a responsabilidade por qualquer escalada recai inteiramente sobre a Coreia do Norte”.
Conclusão:
A situação permanece tensa entre os dois países, e a comunidade internacional está atenta aos desenvolvimentos. A escalada de hostilidades através de balões com lixo é um lembrete das complexidades geopolíticas na Península Coreana.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
“Paul McCartney completa 84 anos e relembra sucesso da turnê “Got Back” no Brasil”
”Ufam apresenta 42 trabalhos na 5ª Feira Amazonense de Matemática “
Governador Roberto Cidade assina concessões que viabilizam investimento de US$ 500 milhões da Petrobras em Urucu.
Procon Manaus registra alta no gás de 13 kg e queda no de 8 kg em junho.
” Roberto Cidade participa da ação Amazonas por Elas e reforça compromisso com a saúde da mulher”
Governador Roberto Cidade anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário para 23 e 24 de julho.