Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento exponencial da tecnologia, com novos dispositivos eletrônicos lançados diariamente. No entanto, esse avanço tecnológico tem um impacto significativo muitas vezes despercebido: o aumento alarmante do lixo eletrônico. O Brasil é o quinto maior em gerador de lixo eletrônico do mundo, segundo pesquisas. São milhões de toneladas de aparelhos, de todos os tipos, descartados por ano. E muitos ainda não sabem como descartar corretamente.
Vamos explorar os principais aspectos desse problema:
- O que é lixo eletrônico?
- Lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduo eletrônico, refere-se a todos os dispositivos eletrônicos descartados, como celulares, computadores, TVs e eletrodomésticos.
- Esses aparelhos contêm materiais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio e outros metais pesados, além de componentes plásticos não biodegradáveis.
- Impactos ambientais do lixo eletrônico:
- Poluição do solo e da água: O descarte inadequado libera substâncias químicas nocivas no solo, na água e na atmosfera.
- Riscos para a saúde humana: Os metais pesados presentes no lixo eletrônico podem causar danos neurológicos, problemas respiratórios e distúrbios hormonais.
- Logística reversa e descarte correto:
- Há vários pontos de coleta no Brasil disponibilizados pela ABREE.
- Em Manaus, as lojas Bemol recebem esse tipo de material para o descarte correto e reciclagem, assim como a Prefeitura de Manaus.
- Divisão dos produtos para reciclagem
- Já que todos os eletrodomésticos e eletrônicos podem ser considerados lixo eletrônico quando não têm mais utilidade, a ABREE categorizou os aparelhos em quatro grupos: linha branca, linha marrom, linha azul e linha verde. Tal divisão facilita o processo de reciclagem e informa ao consumidor sobre como deve proceder no momento de descarte.
A conscientização, legislação eficaz e promoção da reciclagem são essenciais para garantir um descarte responsável e um futuro mais sustentável. Para descartar corretamente, localize pontos de coleta próximos a você ou recorra diretamente aos fabricantes. Juntos, podemos enfrentar esse desafio e contribuir para um planeta mais equilibrado e saudável!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Justiça por Deusiane: feminicídio de policial completa 10 anos e manifestação cobra julgamento dos acusados
Durante Sessão Ordinária, deputado Roberto Cidade destaca que a Casa Legislativa finaliza preparativos para inauguração do Centro Sensorial do Autista
Evento gastronômico Amazonas Food Festival chega à 4ª edição e terá show da atração nacional Digão, do Raimundos
Dia da Mentira: Procon-AM alerta consumidores a não caírem nas pegadinhas de consumo
Presidente Roberto Cidade alerta para sofrimento da população do Sul do Amazonas, com a inundação da BR-230 e cobra atuação imediata do DNIT
Programa gratuito de alfabetização aquática para crianças e adolescentes abre inscrições em Manaus