Nos últimos anos, temos testemunhado um crescimento exponencial da tecnologia, com novos dispositivos eletrônicos lançados diariamente. No entanto, esse avanço tecnológico tem um impacto significativo muitas vezes despercebido: o aumento alarmante do lixo eletrônico. O Brasil é o quinto maior em gerador de lixo eletrônico do mundo, segundo pesquisas. São milhões de toneladas de aparelhos, de todos os tipos, descartados por ano. E muitos ainda não sabem como descartar corretamente.
Vamos explorar os principais aspectos desse problema:
- O que é lixo eletrônico?
- Lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo ou resíduo eletrônico, refere-se a todos os dispositivos eletrônicos descartados, como celulares, computadores, TVs e eletrodomésticos.
- Esses aparelhos contêm materiais tóxicos, como mercúrio, chumbo, cádmio e outros metais pesados, além de componentes plásticos não biodegradáveis.
- Impactos ambientais do lixo eletrônico:
- Poluição do solo e da água: O descarte inadequado libera substâncias químicas nocivas no solo, na água e na atmosfera.
- Riscos para a saúde humana: Os metais pesados presentes no lixo eletrônico podem causar danos neurológicos, problemas respiratórios e distúrbios hormonais.
- Logística reversa e descarte correto:
- Há vários pontos de coleta no Brasil disponibilizados pela ABREE.
- Em Manaus, as lojas Bemol recebem esse tipo de material para o descarte correto e reciclagem, assim como a Prefeitura de Manaus.
- Divisão dos produtos para reciclagem
- Já que todos os eletrodomésticos e eletrônicos podem ser considerados lixo eletrônico quando não têm mais utilidade, a ABREE categorizou os aparelhos em quatro grupos: linha branca, linha marrom, linha azul e linha verde. Tal divisão facilita o processo de reciclagem e informa ao consumidor sobre como deve proceder no momento de descarte.
A conscientização, legislação eficaz e promoção da reciclagem são essenciais para garantir um descarte responsável e um futuro mais sustentável. Para descartar corretamente, localize pontos de coleta próximos a você ou recorra diretamente aos fabricantes. Juntos, podemos enfrentar esse desafio e contribuir para um planeta mais equilibrado e saudável!
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja