No domingo (23/06), pontos turísticos, avenidas e praças de Parintins começaram a ser equipados com 41 ecopontos do projeto “Recicla, Galera”, visando estimular a destinação correta de resíduos recicláveis durante o 57º Festival de Parintins. Esta iniciativa é promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Sistema Coca-Cola Brasil.
Os ecopontos funcionarão como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) a partir de segunda-feira (24/06). O intuito é facilitar a coleta e a destinação de resíduos gerados em bares, restaurantes e eventos paralelos ao longo da semana do festival. De acordo com Fabrícia Arruda, secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, os ecopontos são essenciais para alcançar as metas de reciclagem.
“O Festival de Parintins cresce a cada ano e, para 2024, esperamos aproximadamente 125 mil pessoas. Assim, retomamos a terceira edição do ‘Recicla, Galera’, promovendo educação ambiental e mobilização para o descarte adequado de resíduos. Estamos instalando ecopontos na cidade, que serão responsáveis pela coleta e posterior destinação aos catadores”, destacou Arruda.
Neste ano, oito supermercados se uniram ao “Recicla, Galera”, disponibilizando ecopontos para consumidores e destinando seus próprios resíduos à ação. Além da gestão de resíduos recicláveis, a iniciativa busca deixar um legado positivo para Parintins, contribuindo para a consolidação da coleta seletiva.
Geração de Renda
A participação do público será crucial para garantir a destinação correta dos resíduos, beneficiando 40 pessoas da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin). Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas, a parceria com o “Recicla, Galera” fortalece a associação.
“É um prazer colaborar novamente com o ‘Recicla, Galera’. Esta iniciativa não apenas gera renda para a Ascalpin, mas também contribui para o meio ambiente. Um terço do material recolhido é reciclado, reduzindo o impacto nos lixões. A cidade e o meio ambiente ganham com isso”, afirmou Seixas.
Locais dos Ecopontos
Os ecopontos estão distribuídos em locais estratégicos, incluindo o Aeroporto, a Avenida Amazonas, o Canoeiros Bar, o Balneário Canta Galo, a orla de Parintins, a Coroa’s Peixaria, o PAC, o Porto, a Praça da Catedral, a Praça da Liberdade, a Praça Digital, a Praça do Mercado, a Praça dos Bois, o Estádio Tupy, a Praça do Japonês, Praça da Onça e outros pontos. A localização exata pode ser acessada [aqui].
Sobre o “Recicla, Galera”
O “Recicla, Galera” é a maior iniciativa ambiental do Festival de Parintins, organizada pelo Governo do Amazonas em conjunto com a Sema e o Sistema Coca-Cola Brasil, com execução operacional do Impact Hub Manaus. O projeto visa promover um festival sustentável, incentivando a correta destinação de resíduos recicláveis e gerando renda para catadores. Nas duas edições anteriores, mais de 7,8 toneladas de resíduos foram recicladas.
A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), além de parcerias com Sebrae, Solar Coca-Cola e Ascalpin.





ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Galo de Manaus confirma edição 2026 com tema que valoriza ritmos e manifestações da cultura popular brasileira
Oscar 2026: filme brasileiro “O Agente Secreto” é indicado em quatro categorias
Carnaval na Floresta 2026: escolas do Grupo Especial assinam regulamento e nenhuma será rebaixada neste ano
Operação Iara: Polícias do AM e PA apreendem 250 kg de cocaína e bloqueiam R$ 4,8 milhões do crime organizado
PC-AM e Receita Federal apreendem 50 kg de maconha escondidos em freezer de transportadora em Manaus
Projeto de Roberto Cidade prevê garantia de bombas de insulina e sensores de glicose a pessoa com diabetes no Amazonas