Nesta terça-feira (02/07), o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), enviou 45 toneladas de medicamentos e insumos para abastecer a rede hospitalar de nove municípios das calhas do Purus e Juruá, visando mitigar os efeitos da estiagem. Os municípios beneficiados são: Beruri, Tapauá, Canutama, Lábrea, Pauini e Boca do Acre, na calha do Purus, além de Envira, Ipixuna e Guajará, no Juruá.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, informou que, desde sexta-feira (28/06) até esta remessa de terça-feira (02/07), a SES-AM já enviou mais de 105 toneladas de medicamentos para apoiar as unidades de saúde dos municípios. Esta ação faz parte do plano de contingência do Governo do Amazonas para minimizar os problemas decorrentes da seca.
“Por determinação do governador Wilson Lima, nossas equipes continuam trabalhando e unindo esforços para fortalecer as ações de prevenção a doenças que podem surgir durante este período no Estado. As unidades de saúde dos municípios serão devidamente abastecidas para atender a população”, destacou Nayara Maksoud. Ela lembrou que a prioridade é abastecer os 34 municípios das calhas do Madeira, Juruá, Purus e Alto Solimões, onde a estiagem costuma ser mais severa.
Na remessa desta terça-feira para a calha do Juruá, foram enviadas cerca de 30 toneladas de medicamentos e insumos para Envira, Ipixuna e Guajará, além de complementar o abastecimento dos municípios de Carauari, Itamarati, Eirunepé e Juruá, que também pertencem à mesma calha. Para os municípios da calha do Purus, foram enviados 685 volumes, totalizando mais de 15 toneladas de medicamentos e insumos.
Entre os itens enviados, está o kit calamidade, composto por 32 medicamentos e 16 insumos estratégicos para atendimento básico. Outros medicamentos incluem amoxicilina, paracetamol, omeprazol, ibuprofeno, entre outros, além de insumos como ataduras, hipoclorito de sódio, seringas e máscaras.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja