Em uma ação pioneira, mulheres trans do município de Lábrea conseguiram, pela primeira vez, alterar oficialmente seus nomes e gêneros em documentos civis. A iniciativa contou com o suporte da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que atendeu seis mulheres durante a ação do Programa Justiça Itinerante Cooperativa na Amazônia Legal, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Essas mulheres foram as primeiras do município a realizar a adequação documental conforme suas identidades de gênero, um direito garantido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2018. As assistidas receberam assistência jurídica gratuita e suas certidões de nascimento foram retificadas após audiências conduzidas pelos defensores públicos do Polo do Purus da DPE-AM, incluindo Amanda Pereira, Bárbara Deucher, João Gustavo Fonseca e Rachel Silva, em conjunto com representantes do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
Com a alteração, o município de Lábrea ganhou seis novas cidadãs: Jhully, Myrella, Chloe, Damy, Nashilla e Laylla. Além das certidões de nascimento, todas as mulheres puderam atualizar outros documentos, adequando-os às suas identidades e expressões de gênero durante o mutirão.
A defensora pública Bárbara Deucher destacou a importância do reconhecimento formal da identidade de gênero autodeclarada, afirmando que este é um passo importante na luta das pessoas trans pela garantia de seus direitos. Para o defensor público João Gustavo Fonseca, a ação representa não só um avanço significativo para essas mulheres, mas também um aprendizado para toda a comunidade, reforçando o respeito ao desejo de cada pessoa ser reconhecida conforme sua identidade.
O evento ocorreu em junho, entre os dias 17 e 21, e contou com a participação de mais de 50 instituições, visando promover o acesso à justiça. A DPE-AM ofereceu assistência jurídica gratuita em diversas áreas, incluindo família, criminal e registro público.
Texto: Isabella Lima
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Detran-AM: Contemplados pelo projeto CNH Social devem realizar o agendamento até o dia 29 de setembro
‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ terá roda de samba e pagode no palco Mangueirão Ancestralidade
Visa Manaus apreende 7,4 toneladas de alimentos em condições irregulares no Centro
Presidente Roberto Cidade destaca importância da garantia da terra ao cidadão durante encerramento da ‘Semana Solo Seguro’, do Poder Judiciário
Presidente Roberto Cidade destaca contribuições do ministro Mauro Campbell e do juiz Lizandro Garcia para o Judiciário brasileiro, durante outorga da Medalha Ruy Araújo
Yomara Lins reforça combate à violência contra a mulher durante Agosto Lilás