Nesta terça-feira (9), policiais civis estão cumprindo 26 mandados de prisão de suspeitos envolvidos em lavagem de dinheiro oriundo da venda ilícita de drogas. Os alvos são membros do Comando Vermelho, que opera principalmente no Rio de Janeiro, e de uma facção associada que atua no Amazonas.
Os mandados estão sendo executados nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até as 8h30, nove pessoas já haviam sido detidas.
Esta é a segunda fase da operação Rota do Rio, que analisou transações financeiras entre 2017 e 2022, revelando uma estrutura de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. O esquema envolvia depósitos bancários em contas de empresas situadas principalmente em áreas de fronteira do Amazonas.
Na primeira fase, realizada em maio deste ano, a Polícia Civil investigou o abastecimento de drogas do Comando Vermelho, que entram no Brasil através das fronteiras internacionais do Amazonas com outros países.
Edição: Valéria Aguiar
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil estuda criar seu próprio sistema de geolocalização por satélite
Inscrições para 46 cursos gratuitos do Cetam em EAD vão até terça-feira (29); veja os detalhes
Amazonense de 13 anos chega à semifinal do ‘Pequenos Gênios’ após superar mais de 7 mil concorrentes
Governador Wilson Lima apresenta a Arnold Schwarzenegger papel estratégico do Amazonas na agenda climática global e na defesa dos povos da floresta
Manaus vai sediar grande encontro de estudantes indígenas sobre justiça climática e direitos humanos em agosto
PMs e guarda municipal suspeitos de estuprar indígena são presos após pedido de prisão preventiva do MPAM