Maria de Fátima e Elielton Lira, representantes do Amazonas nos esportes de halterofilismo e judô, respectivamente, foram convocados para as Paralimpíadas de Paris 2024 em uma transmissão ao vivo nas redes sociais do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), realizada nesta quinta-feira (11/07).
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira, expressou sua satisfação com a convocação dos paratletas amazonenses, destacando o investimento do governador Wilson Lima no paradesporto como fundamental para alcançar esse feito.
Maria de Fátima, apoiada pelo Governo do Amazonas através do Bolsa Esporte Estadual e Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, tornou-se a primeira paratleta do estado a garantir sua vaga para os Jogos de Paris 2024, com base no ranking internacional de halterofilismo, conquistado ainda em junho.
“Estou muito feliz e emocionada, é um turbilhão de sentimentos que eu não consigo explicar”, comemorou Maria de Fátima, que assegurou sua participação nas Paralimpíadas ao levantar 127kg na etapa da Tbilisi 2024 Para Powerlifting World Cup, onde ficou em quarto lugar na categoria até 67kg.
Elielton Lira, por sua vez, perdeu a visão aos 12 anos em um acidente com arma de fogo e começou sua jornada esportiva em 2014, encontrando no judô uma paixão que o levou a integrar a Seleção Brasileira em 2022. Ele já conquistou títulos como a medalha de prata nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e no Pan-Americano do Canadá 2022.
“É de extrema felicidade estar representando o Amazonas e agora representando o Brasil nos maiores jogos do planeta, que são as Paralimpíadas”, afirmou Elielton Lira, reconhecendo o apoio essencial dado pelo estado ao esporte paralímpico.

A participação de Maria de Fátima e Elielton Lira nas Paralimpíadas de Paris 2024 celebram as suas conquistas individuais e destaca também o potencial e o talento dos paratletas amazonenses no cenário esportivo internacional.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Deputada Joana Darc apresenta projeto que relaciona maus-tratos aos animais à violência doméstica
Discriminação silenciosa contra pessoas LGBTQIAPN+ persiste no ambiente profissional, alertam juízes do Trabalho
Calendário mensal do atendimento em domicílio segue demandas das Zonas Eleitorais
CUFA Amazonas realiza 2ª Edição do Circuito de Rua na Zona Leste de Manaus
Profac completa 10 anos e abre inscrições para nova edição no TCE-AM
Indicação de Roberto Cidade leva Marinha a intensificar fiscalização no rio Madeira