Ferramenta do Google auxilia usuários na luta contra crimes online

Google dados comprometidos ferramenta

Usuários do popular mecanismo de busca Google em breve terão acesso gratuito a uma nova ferramenta que permite verificar se suas informações pessoais foram roubadas e expostas na dark web, o lado sombrio e ilícito da internet.

O novo recurso “ajuda você a monitorar se suas informações pessoais, como nome, endereço, número de telefone e e-mail, estão envolvidas em violações de dados”, anunciou a empresa em uma postagem de blog.

As informações estarão disponíveis através da ferramenta existente “Minha Atividade”, que permite que os usuários controlem como suas informações são exibidas no Google. O serviço pode ser acessado aqui. Qualquer pessoa com uma conta de consumidor do Google em 46 países diferentes terá acesso a essa funcionalidade.

Após adicionar informações de contato (o Google garante que essas informações “não são compartilhadas ou usadas para personalizar sua experiência em outros produtos do Google”), pesquisas serão realizadas na dark web em busca de seus dados.

Se algo preocupante for encontrado, será enviado para uma seção bem visível chamada “Resultados para Revisão” no relatório. A partir daí, os usuários podem solicitar a remoção de suas informações.

Um processo semelhante está em vigor para que informações de contato sejam retiradas dos resultados de pesquisa do Google. Segundo o Google, as avaliações geralmente levam alguns dias.

A nova medida para proteger os usuários ocorre junto com o lançamento de novas orientações pela Apple sobre como se proteger de golpes de phishing — manobras que hackers usam para enganar as pessoas e fazê-las revelar suas informações pessoais. Essas tentativas geralmente vêm na forma de e-mails falsos de bancos, empresas ou até de supostos entes queridos, todos exigindo informações financeiras para uma causa aparentemente urgente. O serviço pode ser acessado aqui.

Compartilhe: