Nesta quinta-feira (18), a cidade de Manaus e outras localidades da região metropolitana acordaram envoltas em uma densa camada de fumaça, resultando em uma qualidade do ar classificada como “RUIM”.
De acordo com o aplicativo Selva, que monitora a Vigilância Ambiental, a concentração de micropartículas de poluição do ar (PM2.5) atingiu 52,4 microgramas por metro cúbico (ug/m³) durante a manhã. Além de Manaus, as cidades de Itamarati e Atalaia do Norte também enfrentaram condições semelhantes, com 51,3 e 50,6 micropartículas de poluição do ar por metro cúbico, respectivamente.
Vale ressaltar que o parâmetro para uma boa qualidade do ar varia de 0 a 25,00 micropartículas de poluição por metro cúbico.
A equipe da Bandnews Difusora FM entrou em contato com a Defesa Civil Estadual, a Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) para obter informações sobre a origem da fumaça, mas ainda aguarda resposta.
Além disso, o aplicativo de Vigilância Ambiental no município de Apuí registrou cerca de 10 focos de incêndio na manhã desta quinta-feira. Em Boca do Acre, no extremo sul do Amazonas, próximo à Terra Indígena Kaxarari, também foram identificados inúmeros focos de incêndio, conforme dados de monitoramento do aplicativo Selva.
Fonte: Selva – Sistema de Vigilância Ambiental
Fonte: Bandnews Difusora FM
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Com apoio do Governo do Amazonas, pesquisa mostra potencial biotecnológico da folha de pau-de-balsa como substituto do mercúrio na mineração
No Amazonas, mais de três mil indígenas realizam festival e jogos indígenas
ASPROC e Consea-AM realizam doação de 50 kg de pirarucu para catadores de reciclagem em Manaus
Últimos dias de inscrições para o 2º “Close”, festival de cinema dedicado a obras com temáticas do universo LGBTQIAPN+
Abril Indígena Valer: Duhigó, Paulo Dessana e Ytanajé são os convidados da Roda de Conversa, neste sábado (19)
Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja