O prefeito de Manaus, David Almeida, fiscalizou neste domingo (21/9) mais uma etapa da operação de despoluição visual no centro da capital. A ação aconteceu na rua Quintino Bocaiúva, entre as vias Marechal Deodoro e Floriano Peixoto, como parte do programa “Mutirão no Bairro”. A iniciativa já acumula 13 operações realizadas ao longo de 45 dias, totalizando mais de 6,5 toneladas de fios e cabos obsoletos removidos de dez vias e travessas da região central.
De acordo com o prefeito, a operação tem contribuído significativamente para a melhoria da paisagem urbana e segurança da população. “Estamos aqui na Quintino Bocaiúva acompanhando o trabalho de retirada desses fios, que está diminuindo bastante essa poluição visual na cidade de Manaus. Já chegamos a mais de seis toneladas de fios e cabos removidos só no centro, e o nosso trabalho vai avançar”, afirmou David Almeida.
Os serviços de retirada ocorrem em dias úteis e domingos, fora dos horários de pico, para minimizar impactos no trânsito e no funcionamento do comércio local.
O vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto, informou que a operação no Centro seguirá até dezembro. Ele destacou que a maioria dos fios retirados pertence à chamada “rede morta”, formada por cabos sem uso que permaneciam nos postes há décadas. A ação é realizada em parceria com a concessionária Amazonas Energia e operadoras de telefonia, internet e serviços de lógica.
“São fios obsoletos colocados há mais de 20 ou 30 anos, sem qualquer serventia. Agora, com a atuação coordenada da prefeitura e empresas do setor, estamos avançando na remoção, que traz benefícios diretos à população”, afirmou Peixoto.
Igor Pedroso, supervisor de campo da Amazonas Energia, explicou que a operação é cuidadosamente planejada para evitar transtornos. “A população já pode perceber a melhoria nestas vias. Seguimos com os trabalhos durante a semana e aos domingos, organizando a rede e garantindo mais segurança”, pontuou.
O “Mutirão no Bairro” é coordenado pela Prefeitura de Manaus e envolve o trabalho integrado de 16 secretarias e órgãos municipais, com o empenho de mais de 1.100 servidores. Entre os trechos já atendidos estão vias tradicionais do comércio, como as ruas Marcílio Dias, Doutor Moreira, Guilherme Moreira, Marechal Deodoro, Quintino Bocaiúva, travessa do Comércio e avenidas Joaquim Nabuco e Eduardo Ribeiro.
O Implurb seguirá com novas fases de revitalização, ampliando a atuação no Centro com foco em urbanismo, segurança e valorização da cidade.
➡️Mais notícias sobre Manaus, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Ícone do jiu-jítsu Ronaldo “Jacaré” lança autobiografia durante a Feira de Artes Marciais 2025 em Manaus
Detran-AM alerta para golpe no WhatsApp com falsa suspensão de CNH
Rio Negro sobe por dois dias e indica primeiros sinais de cheia em Manaus
Cratera avança e força moradora a abandonar casa no Conjunto Canaranas, em Manaus
Professores da rede municipal de Manaus iniciam greve contra Reforma da Previdência
Leis de autoria de Roberto Cidade reforçam compromisso com a alfabetização no Amazonas