O filme brasileiro Ainda estou aqui alcançou um marco histórico ao ser indicado à principal categoria do Oscar 2025, Melhor Filme. É a primeira vez que uma produção brasileira concorre na maior categoria da premiação. O longa também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres sendo reconhecida por sua atuação.
Dirigido por Walter Salles, o longa é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a trajetória da mãe do autor, uma dona de casa que se transforma em ativista dos Direitos Humanos após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar. O filme é o primeiro longa-metragem original da plataforma Globoplay.
Indicações históricas e o protagonismo feminino
Fernanda Torres, indicada como Melhor Atriz, revive uma conexão especial com o Oscar, 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada por Central do Brasil (1999), também dirigido por Walter Salles. A categoria de Melhor Filme Internacional, na qual Ainda estou aqui também compete, marca a quinta indicação do Brasil, mas o país ainda busca sua primeira vitória.
Além de Ainda estou aqui, os indicados na categoria de Melhor Filme incluem títulos como Duna: Parte 2, Emilia Pérez e Wicked. Na corrida de Melhor Atriz, Fernanda Torres enfrenta nomes como Cynthia Erivo (Wicked) e Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez).
Reconhecimento global para o cinema nacional
Manuel Belmar, executivo da Globo, celebrou a conquista como um reconhecimento da força do cinema brasileiro. “Nosso primeiro filme original está na maior premiação cinematográfica do mundo, mostrando a riqueza cultural e histórica do Brasil”, afirmou.
O Oscar 2025, apresentado por Conan O’Brien, será realizado em 2 de março, em Los Angeles, e promete ser um evento histórico para o cinema brasileiro, com Ainda estou aqui colocando o país no centro das atenções internacionais.
➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Empresa no Distrito Industrial é multada pelo Ipaam em mais de R$ 100 mil por operar sem licença
Primos são presos por matar motorista de aplicativo em Manaus para financiar drogas, diz polícia
Infraero dá 40 dias para Aeroclube do Amazonas desocupar área do Aeroporto de Flores
Aniversário de Manaus e Boi Manaus 2025 alteram trânsito em zonas Norte e Centro-Oeste; veja mudanças
Instrutores protestam em Manaus contra novas regras para CNH e pedem valorização das autoescolas
Manaus celebra 356 anos com shows na Ponta Negra e Alameda Alphaville; confira horários