O filme brasileiro Ainda estou aqui alcançou um marco histórico ao ser indicado à principal categoria do Oscar 2025, Melhor Filme. É a primeira vez que uma produção brasileira concorre na maior categoria da premiação. O longa também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres sendo reconhecida por sua atuação.
Dirigido por Walter Salles, o longa é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e narra a trajetória da mãe do autor, uma dona de casa que se transforma em ativista dos Direitos Humanos após o assassinato do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar. O filme é o primeiro longa-metragem original da plataforma Globoplay.
Indicações históricas e o protagonismo feminino
Fernanda Torres, indicada como Melhor Atriz, revive uma conexão especial com o Oscar, 26 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ser indicada por Central do Brasil (1999), também dirigido por Walter Salles. A categoria de Melhor Filme Internacional, na qual Ainda estou aqui também compete, marca a quinta indicação do Brasil, mas o país ainda busca sua primeira vitória.
Além de Ainda estou aqui, os indicados na categoria de Melhor Filme incluem títulos como Duna: Parte 2, Emilia Pérez e Wicked. Na corrida de Melhor Atriz, Fernanda Torres enfrenta nomes como Cynthia Erivo (Wicked) e Karla Sofía Gascón (Emilia Pérez).
Reconhecimento global para o cinema nacional
Manuel Belmar, executivo da Globo, celebrou a conquista como um reconhecimento da força do cinema brasileiro. “Nosso primeiro filme original está na maior premiação cinematográfica do mundo, mostrando a riqueza cultural e histórica do Brasil”, afirmou.
O Oscar 2025, apresentado por Conan O’Brien, será realizado em 2 de março, em Los Angeles, e promete ser um evento histórico para o cinema brasileiro, com Ainda estou aqui colocando o país no centro das atenções internacionais.
➡️Mais notícias sobre Cultura, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Oratório de Natal encerra a programação de espetáculos do ‘O Mundo Encantado do Natal’ no Teatro Amazonas
Informe da FVS-RCP atualiza panorama de vírus respiratório no Amazonas
Polícia Militar do Amazonas apreende mais de uma tonelada de entorpecentes em micro-ônibus na AM-010
Foguete sul-coreano explode após decolagem na Base de Alcântara, no Maranhão
Governo federal lança sistema nacional de autoexclusão em sites de apostas
Professores da rede pública passam a poder acumular cargos públicos sem restrição de função