A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) reafirmou o compromisso com a proteção e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes ao aprovar, durante Sessão Ordinária da terça-feira (21/10), doze Projetos de Lei (PLs) voltados a esse público. As proposições evidenciam a prioridade da Casa Legislativa em tratar de temas sociais sensíveis e estruturantes.
“As aprovações refletem o esforço da Aleam em garantir que a legislação estadual esteja alinhada aos princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), promovendo inclusão, saúde, segurança e bem-estar para as crianças e os jovens amazonenses”, destacou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil).
Entre as matérias aprovadas, destaca-se o PL nº 816/2025, de autoria do Poder Executivo, que trata da reorganização do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Amazonas. A proposta busca fortalecer a estrutura institucional responsável por formular e acompanhar políticas públicas voltadas à infância e juventude.
Também foi aprovado o PL nº 785/2024, de autoria do deputado Rozenha (PMB), que estabelece diretrizes para o enfrentamento à violência contra a mulher na primeira infância, ampliando a rede de proteção desde os primeiros anos de vida.
Já o deputado Cabo Maciel (PL) teve aprovado o PL nº 135/2025, que cria o Selo Escolar de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente – Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e Crimes contra a Dignidade Sexual.
A deputada Débora Menezes (PL), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Aleam, também contribuiu com a pauta ao apresentar o PL nº 163/2025, que institui medidas de conscientização contra o abandono afetivo e material de crianças e adolescentes.
“O cuidado e a responsabilização compartilhada pela vida dos filhos impõem não apenas o amparo material, mas também a manutenção de vínculos afetivos, indispensáveis ao desenvolvimento da personalidade da criança”, ressaltou Débora Menezes.
Segundo ela, ao conscientizar pais e responsáveis, busca-se promover uma mudança de cultura nas relações familiares, especialmente nos casos de separação, reforçando que a criação e a educação dos filhos são deveres de ambos os pais.
De autoria da mesma parlamentar, foram aprovados ainda o PL nº 165/2025, que garante o atendimento completo e imediato a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, e o PL nº 300/2025, que institui a Semana Estadual de Conscientização sobre o Uso Responsável da Inteligência Artificial por Crianças e Jovens.
Por fim, o PL nº 424/2025, de autoria do deputado Felipe Souza (PRD), foi aprovado com o objetivo de assegurar o direito de estudantes com doença celíaca levarem seus próprios alimentos às instituições de ensino públicas ou privadas.
“Negar aos estudantes celíacos a possibilidade de levar seus próprios alimentos para a escola os expõe a riscos significativos à saúde, além de poder gerar constrangimento e exclusão social”, afirmou Felipe Souza. Ele explicou que muitas escolas não têm condições de oferecer refeições totalmente livres de glúten, o que torna essencial que as famílias possam fornecer os alimentos adequados.
(Foto: Danilo Mello / Aleam)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Sepet-AM realiza agendamento do Castramóvel durante o Governo Presente no Educandos
Cliente fica trancada em supermercado após encerramento das atividades e o Corpo de Bombeiros é acionado
Detran-AM autua mais de 3.280 veículos na operação ‘Carga Pesada’ em 2025
Prefeito David Almeida anuncia programação oficial do ‘Réveillon Manaus 2026’
Em Lábrea, presidente Roberto Cidade recebe Título de Cidadão Labrense e reforça compromisso com o município
Casa de Vidro do BBB 26 na região Norte será instalada em Manaus, no bairro Cidade Nova