A delegação do Amazonas brilhou no primeiro dia dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizados em Recife, Pernambuco. No sábado (21/09), os atletas amazonenses conquistaram um total de oito medalhas em três modalidades diferentes: wrestling, atletismo e judô.
No wrestling, o Amazonas garantiu três medalhas: uma de ouro e duas de bronze. No atletismo, uma medalha de prata foi conquistada, enquanto no judô, os atletas levaram para casa quatro medalhas, sendo três de bronze e uma de prata. As competições continuam até o dia 2 de outubro.
Além das medalhas, os atletas amazonenses também tiveram boas estreias em esportes coletivos e classificações para finais no atletismo. Ivan Rocha, de 14 anos, estudante da Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Coari, classificou-se para a final dos 80 metros livres. Ivan, que treina há apenas quatro meses, expressou sua felicidade e nervosismo ao competir contra adversários maiores, mas destacou a importância da técnica ensinada por seu treinador.
Heloá Cordovil, medalhista de prata no arremesso de peso e estudante da Escola Estadual Profª Eliana de Freitas Moraes, também competirá no lançamento do martelo neste domingo. Ela destacou a alta qualidade dos competidores e sua motivação para conquistar mais uma medalha.
Leia também:
- Corinthians brilha na estreia de Depay e vence Atlético-GO por 3 a 0;
- Peñarol surpreende Flamengo no Maracanã e sai na frente nas quartas da Libertadores;
- Naná Silva, de 14 anos, é a brasileira mais jovem a alcançar o ranking mundial de tênis;
No wrestling, João Marcos Ribeiro, de 11 anos, estudante da Escola Estadual Osmar Pedrosa, superou o nervosismo em sua primeira competição nacional e segue firme em sua categoria até 68 quilos. João, que veio do jiu-jitsu, está se adaptando ao wrestling e comemorou suas vitórias na competição.
No judô, Ana Eloise de Souza, estudante da Escola Estadual de Tempo Integral Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, conquistou a medalha de bronze na categoria até 36 quilos. Ana expressou sua felicidade com o resultado e destacou a importância do judô em sua vida.
As competições continuam com o handebol feminino, onde a equipe da Escola Municipal Profª Maria Dulciney dos Santos Cunha, de Urucará, começou com vitória. As disputas individuais de tênis de mesa, judô, wrestling e atletismo também seguem neste domingo, com chances de mais medalhas para o Amazonas.
Os JEBs, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), são a maior competição nacional no calendário do desporto escolar. Este ano, o evento conta com 17 modalidades e mais de seis mil atletas. O Amazonas tem representantes em todas as modalidades e continua suas disputas na segunda-feira (23/09) com atletismo, wrestling, judô, ginástica rítmica, tênis de mesa, handebol e voleibol.
Quadro de medalhas
Até o momento, a delegação amazonense conquistou seis medalhas na edição de 2024 do Jebs. Os êxitos foram trazidos pelos seguintes atletas nas modalidades a seguir:
Atletismo: Heloá Cordovil, prata no arremesso de peso.
Judô: Ana Eloise Almeida, bronze na série Bronze; André Vinicius Amora, bronze na série Bronze.
Guilherme de Souza, bronze na série Bronze e Adenilson Muniz, prata na série Prata.
Wrestling: Ester Vitória, ouro na série Ouro; Iolanda Torres, bronze na série Ouro; Kelly Lares, bronze na série Ouro.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mudanças climáticas: Roberto Cidade propõe que Prefeitura de Manaus crie Comitê Permanente de Crise
‘Alemão’ é encontrado morto, com sinais de tortura, na Compensa
WhatsApp lança recurso para transcrever áudios em textos: entenda como funciona
Guerra na Ucrânia ganha dimensão global com tropas norte-coreanas, mísseis ocidentais e ameaça nuclear
Vídeos; Soco e xingamentos: tumulto marca empate entre Atlético-MG e Botafogo
Leandro Hassum estrela como Silvio Santos em filme que revela os bastidores do programa