A equipe pet da deputada estadual Joana Darc (União Brasil) resgatou, no sábado (19/7), uma cadela vítima de abuso sexual no município de Tefé, a 523 quilômetros de Manaus), no interior do Amazonas. O caso gerou comoção nas redes sociais após a divulgação de um vídeo que mostra o momento do ato criminoso. A parlamentar é autora da “Lei da Bestialidade” no Estado.
Nas imagens, um homem aparece sentado em frente à própria residência, introduzindo o dedo nas partes íntimas da cadela, que não demonstrou reação aparente, possivelmente em razão de traumas anteriores ou estado de debilidade. Segundo informações de moradores, que ajudaram no resgate, o suspeito sofre de distúrbios mentais e já teria sido alvo de outras denúncias envolvendo maus-tratos a animais.
“Fizemos o resgate dessa animalzinha, que era abusada dentro da sua própria casa. Infelizmente, como não estava em flagrante, o suspeito não foi preso, mas vamos até o fim para que ele seja penalizado no rigor da lei. Inclusive, sou a autora da lei que aplica multa de até 5 mil a quem cometer esse tipo de crime. A cadela está conosco e, em breve, colocaremos ela para adoção responsável”, disse Joana.
A cadela estava com problemas severos de pele, com dentes quebrados e com as mamas cheias, possivelmente por crias recentes. No local, não foram encontrados filhotes, bem como o responsável pelo crime. O animal está sob cuidados veterinários, recebendo acompanhamento clínico para se recuperar. Interessados em adotar a cadelinha podem entrar em contato com o número (92) 98145-1111.
Lei da Bestialidade
Joana Darc é autora da Lei nº 7.644, de 11 de julho de 2025, que proíbe a prática de zoofilia no Amazonas. A norma determina multa no valor de R$ 5 mil para quem cometer esse tipo de crime, podendo ser agravada em casos de reincidência ou quando houver sofrimento evidente do animal.
“Fica proibida a prática de zoofilia ou bestialidade no Estado do Amazonas, assim entendidos como praticar ou manter atos libidinosos, eróticos ou relações sexuais com animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, destaca a legislação.
A deputada reforçou a importância da lei para coibir práticas cruéis e garantir que casos como o de Tefé não fiquem impunes.
“A zoofilia é uma violência inadmissível. Animais são seres sencientes e precisam ser protegidos. Com a lei em vigor, o Amazonas dá um passo firme na luta contra esses abusos, impondo sanções que realmente doem no bolso dos criminosos”, afirmou Joana Darc.
O valor arrecadado com as multas será revertido em políticas públicas de proteção e bem-estar animal, como castrações, atendimentos veterinários e campanhas educativas.
(Foto: Assessoria de Comunicação)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MPAM acompanha caso de indígena vítima de abuso sexual durante custódia no interior do Estado
Festival Folclórico do Sesc acontece neste fim de semana, com entrada gratuita
Roberto Cidade propõe criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Amazonas
Autora da lei que multa quem praticar zoofilia, deputada Joana Darc resgata cadela vítima de abuso em Tefé
Carlos do Complexo se apresenta em Manaus em noite eletrônica promovida pela Banana Frita
Campeonato Amazonense de Muay Thai 2025 reúne mais de 180 atletas em Manaus