Com o objetivo de fortalecer a economia e gerar oportunidades fora da capital, o deputado estadual Roberto Cidade (UB), presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou o Projeto de Lei nº 95/2025, que estabelece diretrizes para a criação de Centros de Inovação e Empreendedorismo no interior do Estado, visando a um desenvolvimento regional sustentável.
“Precisamos criar e fortalecer os meios para que o empreendedorismo seja uma realidade no Amazonas”, afirmou o deputado Roberto Cidade.
Ele destacou que, enquanto na capital a prática já é mais estabelecida, o interior demanda um foco maior. “Acredito que, se dispusermos dos meios adequados, muito em breve teremos o empreendedorismo fortalecido e, consequentemente, a economia do Estado”, completou.
A proposta, que aguarda sanção governamental, busca interiorizar ações voltadas à inovação tecnológica e ao estímulo ao empreendedorismo, criando uma rede estratégica de apoio à criação de negócios sustentáveis e à qualificação profissional da população local.
Conforme o projeto, os Centros de Inovação deverão incentivar a instalação de hubs tecnológicos em cidades-polo do interior, promover parcerias entre governo, setor privado, universidades e organizações sociais, e fomentar a criação de negócios inovadores e sustentáveis, com foco nas vocações locais, como a biotecnologia, o setor agroflorestal, o turismo e a economia digital.
Além disso, o PL prevê ações de capacitação técnica e empreendedora, incluindo cursos, workshops e treinamentos voltados para jovens e adultos, bem como o acesso a ferramentas tecnológicas, como internet de alta velocidade, espaços de coworking e laboratórios de inovação.
A proposta também contempla o fomento à economia criativa e digital, com iniciativas que incentivem a inclusão social e o fortalecimento das comunidades. Para viabilizar essas ações, o Executivo estadual deverá conduzir estudos de viabilidade para concessão de incentivos fiscais e utilização de financiamento público-privado, com possibilidade de captação de recursos de fundos nacionais e internacionais.
“Precisamos criar e fortalecer os meios para que o empreendedorismo seja uma realidade no Amazonas. Na capital, essa é uma prática mais estabelecida. No entanto, no interior, precisa ser melhor utilizada. Acredito que, se dispusermos dos meios adequados, muito em breve teremos o empreendedorismo fortalecido e, consequentemente, a economia do Estado”, afirmou Cidade.
O projeto sugere a articulação com programas federais de apoio ao empreendedorismo e inovação, como os do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A coordenação e supervisão dos Centros deverão ser atribuídas à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).
(Foto – Herick Pereira)
➡️Mais notícias sobre Política, você encontra aqui.
📲Acompanhe o Igarapé News nas redes sociais.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Shopping Manaus ViaNorte ganha posto de atendimento do Sinetram
Última edição do Samba Manaus: pré-venda libera os menores preços
Turismo internacional: Marca Amazônia é lançada na B2B World Travel Market, em Londres
Prefeito David Almeida anuncia edital de concurso da Semmas com 30 vagas
Prefeitura de Manaus elimina 561 pontos de descarte irregular de lixo em outubro e reforça apelo por consciência ambiental
Contribuintes já podem usar créditos da NFS-e para abatimento do IPTU 2026